Engenheiro do PR constrói sozinho o próprio avião
Ele trabalha no projeto há mais de três anos.
Avião deve ficar pronto no fim de 2010.
Um engenheiro civil de Londrina (PR) construiu sozinho o próprio avião. O que para muitos parece loucura, para Márcio Vilela é a realização de um sonho.
“Eu sempre gostei de aviação”, diz. Ele comprou o projeto e começou a construir o modelo, usando madeira e tecido de fibra de vidro. Ele trabalha no avião há mais de três anos e já se sente realizado antes de ver os resultados. “É uma paz. Gosto muito de ter esse momento aqui dentro da oficina.”
Vilela diz que enfrentou dificuldades, principalmente no começo do trabalho. “Eu apanhei por causa dos encaixes, porque tem vários planos de ângulos”, afirma.
Depois de concluída a fuselagem, o próximo passo será a montagem das asas, a instalação do motor e o acabamento. Em seguida, um engenheiro aeronáutico avaliará a obra.
Vilela sabe pilotar e chegou a ter uma aeronave, que vendeu. No futuro, pretende ser dono de um avião monomotor, com pouco mais de seis metros de comprimento. Se o ritmo do trabalho for mantido, ele deve levantar voo com sua aeronave no fim de 2010. “Eu só espero não sentir medo”, diz.
O primeiro voo será solitário, embora o avião seja projetado para ter dois lugares. “É para adquirir confiança, segurança, para que eu convide alguém e ele esteja certo de que tudo vai acontecer dentro do normal”, afirma o engenheiro.
Fonte:G1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação