Travessia do Canal da Mancha completa cem anos
Foi há exatamente 100 anos, em 25 de julho de 1909, que o francês Bleriot se tornou o primeiro homem a pilotar um avião sobre o Canal da Mancha. A histórica travessia entre Calais e Dover (43 km) fez-se em apenas 37 minutos, mas foi um projeto que demorou 10 anos de execução e custou ao pioneiro uma fortuna inteira. Foi o voo internacional e provou as potencialidades militares e de transporte de passageiros do avião.
O voo de 1909 foi recriado hoje a bordo de um monomotor idêntico, desta vez pilotado por Edmond Salis. “Não gosto de dizer que é uma conquista. É uma comemoração, uma vez que teve lugar há cem anos e agora já não é uma façanha. Este avião já atravessou o Canal da Mancha cinco vezes Por isso estamos mesmo com espírito de comemoração. Ainda é uma aventura: é um motor antigo”, concluiu.
O aparelho, batizado Bleriot XI, vendeu mais de 800 exemplares que entraram em ação na primeira guerra mundial a serviço das forças aéreas de vários países. O centenário da travessia vai ser comemorado com diversas atividades ao longo deste fim-de-semana.
Cem anos depois a história repete-se
O francês Louis Bleriot foi o primeiro homem a completar a travessia sobre o Canal da Mancha num aeroplano – na altura não existia a expressão avião. Um século depois, Edmond Salis, utilizando um monomotor idêntico, repete o feito no monomotor Bleriot. Este sábado, em Calais, 300 pessoas, entre franceses, britânicos e belgas, quase todos pilotos, assistiram à reconstrução histórica.
No certificado que lhe foi entregue depois do voo, estava escrito que Bleriot comandou “um navio” à falta de palavra melhor para identificar um avião.
Nas fotos abaixo, uma visão do Blériot XI e uma foto de corpo inteiro de Louis Blériot no museu Arts et Métiers em Paris:
Foi há exatamente 100 anos, em 25 de julho de 1909, que o francês Bleriot se tornou o primeiro homem a pilotar um avião sobre o Canal da Mancha. A histórica travessia entre Calais e Dover (43 km) fez-se em apenas 37 minutos, mas foi um projeto que demorou 10 anos de execução e custou ao pioneiro uma fortuna inteira. Foi o voo internacional e provou as potencialidades militares e de transporte de passageiros do avião.
O voo de 1909 foi recriado hoje a bordo de um monomotor idêntico, desta vez pilotado por Edmond Salis. “Não gosto de dizer que é uma conquista. É uma comemoração, uma vez que teve lugar há cem anos e agora já não é uma façanha. Este avião já atravessou o Canal da Mancha cinco vezes Por isso estamos mesmo com espírito de comemoração. Ainda é uma aventura: é um motor antigo”, concluiu.
O aparelho, batizado Bleriot XI, vendeu mais de 800 exemplares que entraram em ação na primeira guerra mundial a serviço das forças aéreas de vários países. O centenário da travessia vai ser comemorado com diversas atividades ao longo deste fim-de-semana.
Cem anos depois a história repete-se
O francês Louis Bleriot foi o primeiro homem a completar a travessia sobre o Canal da Mancha num aeroplano – na altura não existia a expressão avião. Um século depois, Edmond Salis, utilizando um monomotor idêntico, repete o feito no monomotor Bleriot. Este sábado, em Calais, 300 pessoas, entre franceses, britânicos e belgas, quase todos pilotos, assistiram à reconstrução histórica.
No certificado que lhe foi entregue depois do voo, estava escrito que Bleriot comandou “um navio” à falta de palavra melhor para identificar um avião.
Nas fotos abaixo, uma visão do Blériot XI e uma foto de corpo inteiro de Louis Blériot no museu Arts et Métiers em Paris:
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