30/07/2009

Séria aeronaves esquecidas

Séria aeronaves esquecidas

Douglas DC-4E



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Na metade de 1935 a Douglas Aircraft começou a discutir uma aeronave quadrimotora com o dobro da capacidade do DC-3. juntamente com a United A/L.

O Presidente da United, o Sr. William Patterson, estava convencido de que uma aeronave deste tipo seria necessária e persuadiu outras cias. americanas a aderirem e darem suporte a este projeto.

No início de 1936, os estudos de design estavam começando, e quatro outras cias. demontraram algum interesse, seriam a American A/L, Eastern A/L, PAA e TWA.

Originalmente, foi dado o nome de Douglas DC-4 , todavia quando o prejeto foi discontinuado e favorecida uma nova aeroanve menos complexa, ele passou-se a chamar DC-4E ( "E" de experimental).

O único DC-4E foi construído baseado nas especificações requeridas pela United A/L para uma aeronave que transportasse 40 passageiros.

Posteriormente foi modificado para transportar 42 Pax e, por fim 52 Pax em uma fuselagem epaçosa e agradável.

A ordem incial seria para 40 aeronaves e o acordo foi assinado entre a Douglas e as cinco cias.interessadas. Foram escolhidos os motores Prat& Whitney de 1,450 HP R-2180-S1A1-G Twin Hornet de 14 cilindros, radiais, refrigerados a ar.

Foi especificado que as aeronaves seriam pressurizadas e com ar condicionado.

Todavia, dado a complexidade do projeto, em 1936 a PAA e a TWA decidiram retirarem-se do projeto e utilziar o menor e menos complicado Boeing 307 Stratoliner.

O DC-4E matrícula NX18100 c/n 1601 ficou pronto em Maio de 1938.

O saída do hangar deu-se em 7 de junho de 1938 em Clover Field com cheque de taxi freios, etc e um vôo de teste de 90 minutos pousando no aeroporto de Mines Filed.

Para ser aprovado e receber seu certirficado várias mudanças foram efetuadas e ,finalmente certificado em 05 de maio de1939.

A aeronave foi entregue a United ,pintados nas suas cores e o nome"Super Mainliner" aplicado , depois de diversos vôos de demontração e testes, chegou-se a conclusão que a complexidade dos sistemas daria muitos problemas de manutenção, o custo operacional seria desapontante,apesar do incremento do n° de pax para 52.

As previsões de lucro eram desanimadoras e os custos iniciais para a introdução em serviço seriam exorbitantes devido a complexidade dos sistemas e da estrutura.

O projeto da aeronave era muito ambicioso, muito complexo, demasiadamente grande e muito custoso para operações domésticas nos USA e pela demanda existente naquele momento e além do mais, o peso vazio estava acima do estimado e a performance não era a esperada. Decidiu-se então pela construção do Douglas DC-4, bem menos complexo.

O DC-4E foi re registrado como NC18100 e retornado a Douglas Aircraft e durante o ano de 1939 foi vendido como um transporte VIP para a Japan Air Lines - Dai Nippon Koku KK.

Foi despachado via mar par o Japão em 29 de setembro de 1939 , remontado por técnicos da Douglas e registrado como JA6005. Segundo consta teria caído na Baía de Tokio em um acidente em um vôo de testes em 1940.

Outras fontes dizem que foi desmontado pela Nakajima a pedido da Mariha Japonesa para testes, tendo resultado na construção do bombardeiro de longo alcance Nakajima G5N1 Shinzan.

A Douglas, descontando o que tinha recebido das cias. aéreas e do que recebeu pela venda ao Japão, amargou um prejuízo de USD 1.344.660 neste projeto ambicioso demais.



Fonte: A e r o F ó r u m ::.

www.AeroEntusiasta.com.br / www.Runway15.com.br

Video:Youtube.com






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