Embraer vende jatos em Reais com financiamento do BNDES
Por Carlos Gabriel Alves
Ontem, na sede da Embraer em São José dos Campos (SP), em coletiva à imprensa, Luís Carlos Affonso, vice-presidente de aviação executiva da Embraer, anunciou que a empresa iniciou a venda de aviões executivos na moeda brasileira com possibilidade de financiamento 5 a 10 anos pelo programa FINAME do BNDES.
Até o presente momento, os aviãos da empresa eram comercializados, oficialmente, em Dólares, fato que tornava os impostos muito altos para clientes brasileiros, que muitas vezes optavam por comprar jatos importados. ”Com a venda em Reais e o financiamento pelo BNDES os impostos, que eram na ordem de 35%, caem para 18%. Valor competitivo com os importados”, afirma Affonso.
A venda de aeronaves financiadas pelo BNDES já ocorre na aviação comercial, mas no ramo executivo é um fato pioneiro. As primeiras entregas de jatos vendidos pelo programa FINAME estão previstas para os próximos 2 meses.
A Embraer também divulgou que pretende conquistar de 10% a 15% do mercado de aviação executiva até 2015, e espera que essa fatia cresça até o percentual de 25% nas categorias em que seus aviões competem, assim que os jatos ainda em desenvolvimento se consolidarem no mercado.
Essa quantia é avaliada como “bastante boa” por Affonso, que completa “é um mercado com muitos concorrentes”.
Phenom 100
O avião foi certificado em 2008 no Brasil e nos EUA, e na Europa a patir de abril de 2009. Atualmente, existem mais de vinte Phenons 100 operando no mundo, 3 deles no Brasil.Esse avião, considerado o jato executivo de mais confortável da categoria Entry Level tem capacidade para 4 passageiros, mais piloto e co-piloto. Estima-se que seu valor esteja por volta dos US$ 3,6 milhões.
Phenom 300
Já existem 4 protótipos do Phenom 300 voando em fase de testes. As primeiras entregas dessa aeronave estão previstas para o final de 2009.
A Embraer pretende vender 800 Phenoms (100 e 300) nos próximos 10 anos.
Legacy 600
Possui 3 zonas de cabine e é considerado um dos mais confortáveis da categoria, com capacidade para transportar 13 passageiros.
Até o presente momento, os aviãos da empresa eram comercializados, oficialmente, em Dólares, fato que tornava os impostos muito altos para clientes brasileiros, que muitas vezes optavam por comprar jatos importados. ”Com a venda em Reais e o financiamento pelo BNDES os impostos, que eram na ordem de 35%, caem para 18%. Valor competitivo com os importados”, afirma Affonso.
A venda de aeronaves financiadas pelo BNDES já ocorre na aviação comercial, mas no ramo executivo é um fato pioneiro. As primeiras entregas de jatos vendidos pelo programa FINAME estão previstas para os próximos 2 meses.
A Embraer também divulgou que pretende conquistar de 10% a 15% do mercado de aviação executiva até 2015, e espera que essa fatia cresça até o percentual de 25% nas categorias em que seus aviões competem, assim que os jatos ainda em desenvolvimento se consolidarem no mercado.
Essa quantia é avaliada como “bastante boa” por Affonso, que completa “é um mercado com muitos concorrentes”.
Phenom 100
O avião foi certificado em 2008 no Brasil e nos EUA, e na Europa a patir de abril de 2009. Atualmente, existem mais de vinte Phenons 100 operando no mundo, 3 deles no Brasil.Esse avião, considerado o jato executivo de mais confortável da categoria Entry Level tem capacidade para 4 passageiros, mais piloto e co-piloto. Estima-se que seu valor esteja por volta dos US$ 3,6 milhões.
Phenom 300
Já existem 4 protótipos do Phenom 300 voando em fase de testes. As primeiras entregas dessa aeronave estão previstas para o final de 2009.
A Embraer pretende vender 800 Phenoms (100 e 300) nos próximos 10 anos.
Legacy 600
Possui 3 zonas de cabine e é considerado um dos mais confortáveis da categoria, com capacidade para transportar 13 passageiros.
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