Radares AESA americanos podem ter mais facilidades para vendas
O DoD do novo governo americano está mais flexível com informações pedidas de propensos clientes sobre os novos radares
Por Hercules Araujo
Video:Youtube.com
A empresa continua a desenvolver o novo sensor AESA – o Scaleable Agile Beam Radar (SABR) – para fornecer modernização ao mercado de F-16.
A fase de dois anos de validação culminaram no fim do ano passado com a finalização dos voos te testes a bordo de um jato Sabreliner modificado com um radome e controles instalados no cockpit.
A Northrop e a USAF estão em processo de seleção de um modelo avançado para o F-16 que está sendo testado como versões iniciais de produção do SABR.
Os voos de ensaios são esperados para ser realizados antes do final do ano.
Versões mais recentes do F-16 como os blocos 50/52 devem ser modernizadas em função das limitações de integração do novo radar com as antigas versões.
Nunca um F-16 transportou tantas caixas de aviônicos, necessitando de mais fornecimento de energia ao pacote além de sistema de resfriamento para estes sistemas.
O Northrop SABR é um quase solitário competidor a não ser seu concorrente Raytheon Advanced Combat Radar que também está sendo oferecido para a modernização dos F-16 com uma eventual entrada da Lockheed.
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