21/02/2009

Audiência Pública debate Viracopos

Audiência Pública debate EIA-Rima de Viracopos
20/02/2009

O Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) das obras da primeira fase da ampliação do Aeroporto Internacional de Campinas/Viracopos (SP) foram discutidos nesta quinta-feira (19/2) em Campinas, em audiência pública convocada pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (Consema). A audiência faz parte da do processo de aprovação do EIA-Rima a fim de que a Infraero possa obter as licenças prévias de instalação e de operação das principais obras previstas para Viracopos nos próximos anos.

Durante o debate, a Infraero esclareceu que o estudo analisou 12 alternativas para o projeto de ampliação e que, legalmente, a empresa só poderá contratar os projetos básicos e executivos de cada obra após a obtenção dos licenciamentos. "Todo empreendimento desse porte gera impactos, mas o estudo apontou que poderemos mitigar ou compensar 95% deles", contou o superintendente de Meio Ambiente da Infraero, Mauro Cauville.

Cerca de 400 pessoas, entre empresários, ambientalistas, representantes políticos e de entidades civis da Região Metropolitana de Campinas, debateram os 37 impactos apontados no estudo. A Infraero abriu a audiência com uma apresentação sobre a expansão do aeroporto e, posteriormente, o EIA foi apresentado pela Walm Engenharia e Tecnologia Ambiental, responsável pela elaboração do documento. O valor a ser destinado com compensações é de cerca de R$ 32,4 milhões.

O pedido para licenciamento ambiental de Viracopos inclui as obras de construção da segunda pista de pousos e decolagens e do novo módulo do terminal central de passageiros, além de outros empreendimentos. "Estamos no início de um processo de licenciamento e pretendemos trabalhar em conjunto com o poder público e a sociedade para viabilizar a expansão do aeroporto da melhor maneira possível", afirmou Cauville.

Durante a audiência, representantes do setor hoteleiro, de turismo e entretenimento entregaram ao Consema um documento que defende a ampliação imediata do aeroporto. O debate durou cerca seis horas e foi elogiada pela equipe do Consema. Segundo o órgão, foi a audiência com maior participação da sociedade e do poder público entre todas que conduziram ao longo dos últimos anos.

Crescimento


A movimentação de passageiros no aeroporto campineiro cresceu 58,49% no primeiro mês desse ano, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Em janeiro de 2009 passaram por Viracopos 114.073 pessoas, entre embarques e desembarques, contra 71.976 em janeiro de 2008.

O aumento na movimentação se deve, principalmente, ao aumento no número de vôos regulares de passageiros a partir de Viracopos. Em novembro do ano passado, o aeroporto tinha uma média diária de 29 vôos regulares. Atualmente a média é de 50 vôos por dia e, até o final de abril, o aeroporto deverá operar 82 vôos regulares de passageiros por dia.

Autoria:Assessoria de Imprensa/Infraero


Fonte: imprensa@infraero.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação