22/02/2009

Cresce uso de Helicópteros

Cresce uso de Helicópteros em Campinas

Pousos e decolagens aumentaram cerca de 25% nos aeroportos de Viracopos e dos Amarais

Autoria:Altovoo online

Fernanda Nogueira de Souza
DA AGÊNCIA ANHANGUERA
fernanda.souza@rac.com.br

Aeroportos de Campinas tiveram alta de cerca de 25% no uso por helicópteros no último ano em relação a 2007. No Aeroporto Internacional de Viracopos, a média mensal de pousos e decolagens pulou de 64 em 2007 para 93 no ano passado, considerando dados de janeiro a novembro da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). No Aeroporto dos Amarais, que tem um uso mais intenso, a média mensal subiu de 170 em 2007 para 200 no ano passado, segundo a administração do terminal.

Vários fatores contribuem para o crescimento da movimentação. Primeiro, segundo profissionais do setor, existe a necessidade cada vez maior de executivos e empresários da região de evitar o trânsito de São Paulo.

O deslocamento do Aeroporto dos Amarais até o Campo de Marte, em São Paulo, leva cerca de 20 minutos de helicóptero. De carro, dura por volta de duas horas. O gasto mais alto - de cerca de R$ 500,00 para três passageiros na viagem aérea - vale a pena para quem precisa ganhar tempo. "O uso de helicópteros deixou de ser luxo e passou a ser necessidade para quem precisa fazer negócios em São Paulo", afirmou Adelson Fonseca Bezerra, diretor-técnico da Helitec, empresa que oferece serviços como manutenção e estacionamento de helicópteros no Aeroporto dos Amarais.

O Campo dos Amarais também registra aumento na procura por vagas nos hangares. De acordo com estimativas de Bezerra, nos últimos três anos, o número de helicópteros nos Amarais subiu ao menos 150%. Anteontem, havia nove aeronaves apenas na Helitec. O aeroporto é usado por executivos e empresários, que têm a própria aeronave, e para táxi aéreo.

A procura por vagas em hangares dos Amarais ocorre devido à superlotação dos aeroportos de Congonhas e Campo de Marte, em São Paulo, e de Jundiaí. São Paulo é a segunda cidade no mundo em frota de helicópteros, perdendo apenas para Nova York, nos Estados Unidos.

No Amarais, há 15 hangares e ao menos quatro abrigam helicópteros. Outros oito hangares do aeroporto estão em obras. "Desde a inauguração do terminal de passageiros e da via de acesso, em 2006, passamos a receber mais voos, tanto de aviões como de helicópteros", disse Aroldo Viana de Albuquerque, administrador do Aeroporto dos Amarais. O balizamento (iluminação noturna) da pista está pronto, o que deve aumentar a movimentação. Falta apenas a permissão para funcionamento noturno pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), segundo Albuquerque. Há ainda previsão para a instalação de uma torre de controle. Hoje, as aeronaves que usam o aeroporto se comunicam por rádio antes dos pousos e decolagens.

O comandante Renato Carra Grosche, de 53 anos, pousa no Aeroporto dos Amarais com o helicóptero Esquilo, da construtora Rossi, quase toda semana, às vezes três vezes por semana. Os executivos da empresa usam a aeronave para se locomover entre São Paulo e Campinas, e também para sobrevoar empreendimentos na região. "O helicóptero voa cerca de 20 horas por semana", disse Grosche.

Na HCR Helicópteros, havia três helicópteros anteontem "hangarados", estacionados no jargão aeronáutico. O hangar está em obras para aumentar o espaço para abrigo de aeronaves. Subirá de 13 para 18, para aviões e helicópteros. A empresa tem um helicóptero e planeja comprar outro para uso em táxi aéreo, segundo o piloto Jan Ramin, de 45 anos. "A demanda só crescia até o início da crise. Agora, estabilizou um pouco", disse Ramin.

Empresas como Petrobras e CPFL contratam a empresa para fazer voos de inspeção de gasodutos e linhas de transmissão. Fora os dois aeroportos, Campinas tem cerca de 20 helipontos distribuídos por shoppings, hotéis, empresas e hospitais.

A FRASE

"Muitos dos meus clientes querem pousar no Amarais à noite. Se tivesse balizamento (iluminação noturna), o aeroporto teria muito mais pousos e decolagens, e geraria mais empregos."

ADELSON FONSECA BEZERRA
Diretor-técnico da Helitec, empresa que oferece serviços como manutenção e estacionamento de helicópteros no Aeroporto dos Amarais

Acesse nosso site: www.hangarhelitec.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação