20/02/2009

Caça indiano-russo: avançam

Caça indiano-russo: avançam discussões

Conversações sobre desenvolvimento super caça de quinta geração avançam mas indianos pedem acesso total.


PAK-FA

PAK-FA


Autoria:Airways online/Por Hercules Araujo

Índia de Rússia ainda estão tentando acertar detalhes do seu projeto conjunto para desenvolver um caça de quinta geração e uma aeronave de transporte multimissão.
“As discussões ainda estão em andamento. Esta é a primeira vez que estamos trabalhando em um programa deste nível e nesta escala, então temos muitas coisas que temos que precisamos acertar”, disse Ashok Baweja, gerente da Hindustan Aeronautics (HAL) indiana.

Um dos tópicos é que a Rússia prefere um caça com disposição de apenas um assento, enquanto a índia sugere um modelo biplace.
Há rumores que alguns cientistas indianos e burocratas estão insatisfeitos com o nível de acesso que terão no programa russo, e que a Sukhoi já começou a trabalhar no programa a revelia do acordo.
Alexey Fedorov, presidente da associação de fabricantes de aeronaves acrescentou que não espera muitas emendas durante as negociações para o projeto.

“Temos contrato com o governo para ambos os programas (PAK-FA e com a índia), mas os detalhes não devem ser revelados. Entretanto, concordamos com o financiamento, projeto e desenvolvimento será metade para cada lado dos governos – russo e indiano, disse ele”
“Estamos discutindo muitos detalhes para desenvolver o caça de quinta geração, e entendemos que o projeto deve ser aceito de ambos os lados. Estamos próximos de um entendimento no programa MRTA. Para a aeronave de transporte já fixamos a distribuição de tarefas e que o acordo na forma de joint venture será estabelecido formalmente em breve e a partir daí iniciar o desenvolvimento”.

PAK-FA

PAK-FA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação