MUSAL PODERÁ RECEBER JUNKERS JU-52/3M
Autoria:Revista ASAS online
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Estão em fase final as negociações entre o Museu Aeroespacial (Musal), pertencente à Força Aérea Brasileira (FAB), e a Força Aérea Portuguesa (FAP), para que esta doe à mais importante instituição museológica brasileira um exemplar do clássico transporte militar e comercial alemão Junkers Ju-52/3m.
Falando com exclusividade para a reportagem de ASAS, o diretor do Musal, brig. R/R Márcio Bhering Cardoso, disse que o acordo final ainda não foi assinado, mas tudo está andando muito bem, e ele acredita que o projeto será coroado de sucesso. O brigadeiro também comentou que o exemplar, embora em boas condições, não é uma aeronave já restaurada, e assim precisará, segundo o brigadeiro, de uns três anos de trabalho no Musal, para ser colocada em exibição ao público. Segundo ele, um dos maiores desafios será a restauração do interior da aeronave.
Embora nunca tenha voado na aviação militar brasileira, o Ju-52/3m teve um papel fundamental, pioneiro e heróico, no surgimento e consolidação da aviação comercial no Brasil. Inúmeros exemplares voaram no país, nas cores de empresas como Syndicato Condor, VArig e VASP. O modelo também foi usado em diversos outros países da América Latina, como Colômbia, Peru, Chile e Argentina.
A legenda do Ju-52/3m começou a surgir nos anos 30, quando o modelo entrou em serviço comercial na companhia aérea alemã Lufthansa, logo consagrando-se como um dos aviões de passageiros mais seguros de sua época - conquistando operadores em lugares tão distantes como Rússia e China! Suas qualidades logo atraíram a atenção da Luftwaffe (força aérea alemã), e o tipo acabou tornando-se o modelo de transporte padrão da Alemanha, durante a 2ª Guerra Mundial, participando literalmente desta até os últimos dias. As atuações dos Ju-52/3m em operações como a conquista do Forte Eben-Emael, a tomada de Creta, as pontes-aéreas de Demyansk e Stalingrado, só fizeram crescer ainda mais a sua fama.
A Força Aérea de Portugal operou uma respeitável frota destes robustos e guerreiros trimotores.
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Estão em fase final as negociações entre o Museu Aeroespacial (Musal), pertencente à Força Aérea Brasileira (FAB), e a Força Aérea Portuguesa (FAP), para que esta doe à mais importante instituição museológica brasileira um exemplar do clássico transporte militar e comercial alemão Junkers Ju-52/3m.
Falando com exclusividade para a reportagem de ASAS, o diretor do Musal, brig. R/R Márcio Bhering Cardoso, disse que o acordo final ainda não foi assinado, mas tudo está andando muito bem, e ele acredita que o projeto será coroado de sucesso. O brigadeiro também comentou que o exemplar, embora em boas condições, não é uma aeronave já restaurada, e assim precisará, segundo o brigadeiro, de uns três anos de trabalho no Musal, para ser colocada em exibição ao público. Segundo ele, um dos maiores desafios será a restauração do interior da aeronave.
Embora nunca tenha voado na aviação militar brasileira, o Ju-52/3m teve um papel fundamental, pioneiro e heróico, no surgimento e consolidação da aviação comercial no Brasil. Inúmeros exemplares voaram no país, nas cores de empresas como Syndicato Condor, VArig e VASP. O modelo também foi usado em diversos outros países da América Latina, como Colômbia, Peru, Chile e Argentina.
A legenda do Ju-52/3m começou a surgir nos anos 30, quando o modelo entrou em serviço comercial na companhia aérea alemã Lufthansa, logo consagrando-se como um dos aviões de passageiros mais seguros de sua época - conquistando operadores em lugares tão distantes como Rússia e China! Suas qualidades logo atraíram a atenção da Luftwaffe (força aérea alemã), e o tipo acabou tornando-se o modelo de transporte padrão da Alemanha, durante a 2ª Guerra Mundial, participando literalmente desta até os últimos dias. As atuações dos Ju-52/3m em operações como a conquista do Forte Eben-Emael, a tomada de Creta, as pontes-aéreas de Demyansk e Stalingrado, só fizeram crescer ainda mais a sua fama.
A Força Aérea de Portugal operou uma respeitável frota destes robustos e guerreiros trimotores.
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