SÃO PAULO - A TAM Linhas Aéreas vai encerrar 2011 com um investimento de R$ 32 milhões em treinamento de pessoal, um crescimento de 24% em relação aos recursos desembolsados para esse fim no ano passado.
A empresa está completando dez anos de atividade da Academia de Serviços Comandante Rolim Adolfo Amaro, um centro de treinamento em São Paulo, próximo ao Aeroporto de Congonhas, idealizado pelo fundador da TAM, comandante Rolim.
Em média, 800 funcionários por dia frequentam a academia. Já foram ministrados durante este ano em torno de 290 mil horas de cursos, sendo 78 mil horas de cursos presenciais, ou 20% de aumento em relação a 2010, de acordo com Carolina Duque, diretora de desenvolvimento humano e organizacional da TAM. Ao todo, a TAM conta com cerca de 29 mil funcionários.
“Há 20 anos a TAM iniciou o treinamento de pilotos. No início, o comandante Rolim alugava casas perto do aeroporto (de Congonhas) e chegou a ter oito casas”, lembra o diretor de operações e treinamento operacional, comandante Leonard Grant. A academia de serviços da TAM está localizada num prédio de oito andares.
De acordo com ele, a academia de serviços da TAM é o único centro de treinamento de uma empresa aérea certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Essa certificação, acrescenta o comandante, permite que a TAM possa terceirizar o treinamento de pessoal para outras companhias aéreas.
“Está faltando piloto, mas não por causa do crescimento do transporte aéreo no Brasil. O país não tem formado pilotos”, afirma o comandante Grant. Segundo ele, do investimento total da TAM em treinamento este ano, de R$ 32 milhões, em torno de dois terços são desembolsados para o aprimoramento dos pilotos da TAM, por meio de horas voadas em simuladores de avião. Em média, acrescenta ele, um piloto da TAM treina entre 30 e 45 dias no simulador, o que significa um custo para a empresa de cerca de US$ 30 mil por piloto. No total, a TAM conta com 2,3 mil pilotos e 6,5 mil comissários.
O treinamento dos pilotos da TAM em simuladores de avião é realizado na empresa CAE, que conta com oito simuladores ao todo.
O comandante Grant estima que a TAM responda por cerca de 70% dos negócios da CAE.
A TAM exige, em média, entre 800 horas e 1.200 horas de voo para que um piloto possa se candidatar a trabalhar na companhia.
O limite mínimo de horas voadas é para pilotos que têm graduação em ciências aeronáuticas e o máximo para quem não tem esse curso superior.
A gerente de treinamento da TAM, Melissa Casagrande, acrescenta que a TAM mantém parcerias com faculdades como FGV e Anhembi Morumbi para complementar o treinamento dos funcionários da companhia.
Fonte:Valor Econômico-por:(Alberto Komatsu | Valor)/foto:fl410.wordpress.com
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