Fontes dos EUA confirmam que aeronave que caiu no Irã era um RQ-170 Sentinel
Foi realmente um veículo aéreo não-tripulado furtivo Lockheed RQ-170 Sentinel que caiu no Irã, disseram as autoridades dos EUA da Força Aérea relacionadas a setores de inteligência.
O Irã afirma que o drone foi derrubado. Especialistas de inteligência dos EUA, vigilância e reconhecimento dizem que a asa voadora perdeu o contato com sua estação terrestre e, posteriormente, caiu.
A questão de interesse agora é se os aviões de reconhecimento não tripulados dos EUA estão regularmente voando em missões ao longo da fronteira do Irã, espionando o Irã ao monitorar testes com mísseis e outras atividades, ou se eles estão penetrando o espaço aéreo iraniano para olhar mais atentamente as instalações de mísseis de teste e operações com armas nucleares.
A última confirmação difere de relatórios anteriores, onde as pessoas disseram que era “possivel” ou tinha uma “chance de 50-50″ de ser a aeronave espiã da Lockheed Martin.
Todos os comentários também indicam que não restam dúvidas de que a aeronave dos EUA estava sobre o espaço aéreo iraniano.
Os militares iranianos disseram que conseguiram capturar o sinal de controle do RQ-170 e controlaram a aeronave para pouso, versão que condiz com a primeira versão norte americana que os operadores haviam perdido o sinal e consequentemente o controle da aeronave.
Os militares dos EUA divulgaram posteriormente uma nova informação que um problema mecânico foi o causador da falha de sinal.
A aeronave espião dos EUA, se realmente foi capturada pelos iranianos, poderá oferecer detalhes técnicos interessantes para os engenheiros do país, e provavelmente despertará interesse de fontes chinesas e russas.
Segundo os norte americanos, a aeronave realizava uma missão de vigilância próximo da fronteira do Irã, e não havia entrado no espaço aéreo iraniano.
Muitas informações sobre o RQ-170, o qual foi visto pela primeira vez no final de 2009 em operação no Afeganistão, ainda são consideradas secretas, e a aeronave é operada pelo 30° Esquadrão de Reconhecimento localizado na Área de Testes de Tonopah, em Nevada.
Fonte: Aviation Week – Tradução e Adaptação do Texto: Cavok/vídeos:BBC News;NopezReloaded's channel-via:Youtube.com/foto:Cavok
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação