Polícia Militar fiscaliza lasers em direção a aviões de Rio Preto, SP
Em denúncia exibida pelo Fantástico, cinco pessoas foram flagradas.
Ação é crime previsto no Código Penal e dá cadeia.
O helicóptero Àguia da Polícia Militar de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, vai intensificar uma operação para flagrar quem estiver emitindo raio laser por canetas em direção a aviões na cidade.
Apontar o laser para aviões acabou se tornando uma brincadeira muito perigosa que coloca em risco a segurança da aviação. É crime previsto no Código Penal e dá cadeia.
Saiba mais :
Raios Lazer uma nova ameaça a aviação
Em denúncia exibida pelo Fantástico, durante cerca de 25 minutos de vôo por Rio Preto, cinco pessoas foram flagradas emitindo o laser em direção a um monomotor.
O helicóptero Àguia acompanhou a operação. Segundo o capitão Carlos Siqueira, quando o laser é apontado para a aeronave, a visão fica confusa.
“A maior dificuldade que encontramos é quando o laser atinge a cabine, principalmente durante a aterrissagem, onde é necessário maior atenção”, explica Siqueira.
O que surpreende os policiais é que, na grande maioria das vezes, quem aponta o laser para as aeronaves são crianças. A brincadeira lacabou levando dois meninos de 11 anos e os pais para a delegacia.
Segundo o delegado Luís Alberto Bovolon, quem for pego apontando lasers para aeronaves poderão ser punidos. “Durante o flagrante exibido pelo Fantástico, identificamos apenas crianças. Mas, o crime é grave e é caso de polícia.
Em relação às crianças detidas, o Conselho Tutelar da cidade vai ouvir e orientar os responsáveis das crianças” ressalta.
O Código Penal prevê pena de dois a cinco anos de reclusão para quem colocar aeronaves em perigo. Menores de 18 anos respondem por ato infracional.
NOTA: Já alertamos em matérias anteriores que o problema com tais canetas laser ,não são um problema exclusivo aqui no brasil , e sim ,no mundo! nos Estados Unidos ,a FAA vem lidando com casos como este de maneira a coibir tais infrações,De acordo com a FAA (Federal Aviation Administration), os incidentes reportados nos Estados Unidos, desde 2004, quando a estatística começou a ser feita, já somam 3.200.
além de oferecerem um risco a aviação,são classificados como atos terroristas.
Alguns Espotters vem usando desta prática para causar arremetida das aeronaves ,e assim poder ter um ângulo diferente para tirarem fotos ao longo da cabeceira das pistas de pouso e decolagem;veja bem,não estou aqui generalizando ,mas sabemos que tem algumas pessoas que fazem isso de modo conciente! e, sabem que podem causar danos a terceiros,estes são classificados como fora da lei.
O problema é sério e deve ter a devida atenção por parte das autoridades competentes.
Fonte:G1.com/reportagem:Fantástico/video:Canal Atropine1-via:Youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação