AgustaWestland AW 189 faz seu primeiro voo
A AgustaWestland anunciou hoje que o primeiro protótipo do helicóptero bimotor AW189 da classe de oito toneladas concluiu ontem com êxito seu primeiro vôo. A aeronave foi lançada no Paris Air Show no início deste ano, e este primeiro protótipo fez seu vôo inaugural antes do previsto.
A AgustaWestland tem como objetivo obter a certificação civil para o AW189 em 2013, e começar as entregas adiantadas em 2014.
O primeiro AW189 foi pilotado pelo Piloto Chefe de Testes da AgustaWestland Giuseppe Lo Coco, na fábrica da empresa em Cascina Costa na Itália. Ele teve o desempenho esperado durante o vôo que incluiu uma avaliação geral de controle de voo do helicóptero e sistemas básicos.
O primeiro protótipo será utilizado para teste do sistema de aviônicos e certificação das opções de equipamentos offshore, enquanto o segundo protótipo, previsto para voar em 2012, será dedicado a um programa de levantamento de carga.
Bruno Spagnolini, CEO da AgustaWestland, disse que “realizar o primeiro vôo do novo AW189 apenas alguns meses após o seu lançamento destaca o nosso compromisso de fornecer ao mercado os helicópteros mais avançados nos menores prazos possíveis. Estamos muito satisfeitos com a resposta inicial do mercado com os principais operadores já tendo se comprometido a comprar o AW189 para as missões offshore de longo alcance.”
Ele disse ainda: “Estamos confiantes à medida que avançamos para a certificação e para produção que muitos outros operadores irão selecionar o AW189 como seu helicóptero de nova geração de Busca e Salvamento, transporte offshore e missões parapúblicas devido à sua capacidade de longo alcance, dos custos operacionais atraentes e das modernas características de segurança.”
O totalmente novo AW189 foi lançado este ano em resposta à crescente demanda do mercado para um helicóptero multimissão versátil e acessível na classe de 8 toneladas, e que rapidamente encontrou o sucesso no mercado.
Um número de vendas já foram garantidas a partir das principais operadoras do serviço offshore de petróleo e de gás, incluindo Bristow Helicopters, Bel Air, e Weststar Aviation Services.
O AW189 é parte da nova geração de família de helicópteros AgustaWestland que inclui os modelos AW169 e AW139. Todos estes helicópteros possuem as mesmas características de alta performance de vôo e características de segurança, e compartilham o mesmo layout do cockpit, filosofia comum de design e conceitos de manutenção.
Esta abordagem vai oferece uma economia real em áreas como a formação, manutenção e suporte para as existentes operadoras do AW139 que adicionarem os modelos AW169 e/ou AW189 nas suas frotas.
Definida para entrar em serviço de forma adiantada em 2014, o helicóptero bimotor AW189 está otimizado para o transporte de longo alcance offshore e as missões SAR. A espaçosa cabine com uma configuração padrão de 16 passageiros, oferece ainda uma opção de um layout de alta densidade com 18 assentos ou uma configuração de ultra longo alcance com 12 assentos.
Na tarefa SAR, a cabine de 11,2 m3 pode acomodar um console de missão, macas e assentos para a tripulação e para os sobreviventes.
Um único ou duplo guincho de resgate está posicionado acima da porta deslizante da grande cabine, no lado estibordo, e uma gama de equipamentos, incluindo holofote, FLIR e radar pode ser instalado.
A visibilidade externa excepcional e a implantação da mais recente tecnologia de aviônicos fazem do AW189 a escolha do piloto.
O design da cabine incorpora as mais recentes tecnologias avançadas de consciência situacional que reduzem a carga de trabalho da tripulação e aumentam a segurança.
A nova geração de AW189 vai ao encontro dos mais recentes requisitos de segurança internacionais das agências reguladoras (EASA/FAA Part 29, JAR OPS 3/EU-OPS).
O AW189 também pode se beneficiar da extensa e em expansão rede de apoio em todo o mundo da AgustaWestland que já servindo a indústria offshore de petróleo e gás. Uma série de simuladores e dispositivos de treinamento serão progressivamente disponibilizados para atender a base de clientes em todo o mundo para o AW189.
Fonte:Cavok/fotos:aerospace.firetrench.com;corpjetfin.live.subhub.com/vídeo:AirRecognition-via:Youtube.com
Espero que nesse novo aparelho a agusta tenha sanado o terrivel problema do rotor de cauda que existe ainda hoje no AW139, apesar dos catastróficos acidentes.
ResponderExcluir