Iata pode aprovar biocombustível na aviação comercial
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) poderá         aprovar a utilização de biocombustíveis na aviação comercial em         2010.
O objetivo é reduzir a "pegada de carbono" da         indústria ou, em outras palavras, diminuir a emissão de gases         poluentes.
Paul Steele, que chefia as iniciativas ambientais da entidade, disse em Nova Délhi que a primeira medida para a utilização de biocombustível nos aviões, a certificação do produto, será adotada até o final de 2010.
A certificação é amplamente considerada como a primeira         providência técnica que pode eliminar algumas das incertezas a         respeito do investimento no uso de biocombustíveis de alta         qualidade em aeronaves. "Pela primeira vez, existe a         possibilidade de alternativa para o tradicional combustível de         aviação", afirmou o executivo-chefe da Iata, Giovanni         Bisignani.
 A entidade calcula que o biocombustível de aviação pode reduzir         as emissões de dióxido de carbono em 80%.
Cerca de 176         libras-peso (80 quilos) de poluentes deixariam de ser lançados         no ar por voo de cada aeronave Boeing 747-400.
Steele disse ainda que testes feitos por companhias aéreas recentemente, destinados a "dissociar o crescimento do tráfego do aumento das emissões", mostraram que o combustível renovável pode ser misturado ao tradicional com sucesso, sem danos aos motores das aeronaves.
Bisignani ressaltou que o uso de biocombustíveis é apenas uma das         estratégias da Iata para limitar o crescimento das emissões e,         eventualmente, reduzi-las a zero.
Ele pediu que os países tratem a aviação como um setor separado nas negociações sobre mudanças climáticas que ocorrerão na conferência de Copenhague, em dezembro.
Do contrário, disse ele, o setor vai enfrentar sanções governamentais descoordenadas, que serão prejudiciais ao desenvolvimento econômico global.
fonte:G1.com/Da Agência Estado, com informações da Dow Jones.

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