POR DENTRO DO PANAVIA TORNADO
Foto: Equipamentos-Militares
Foto: Equipamentos-Militares
O Panavia Tornado é uma família de caças bi-motor desenvolvido em conjunto pelo Reino Unido, Alemanha e Itália.
Existem três versões primárias do Tornado:
- Tornado IDS - versão de ataque à superfície;
- Tornado ADV - versão de intercepção e superioridade aérea;
- Tornado ECR - versão de reconhecimento e de combate electrónico.
Tipo: Caça de defesa aérea, Superioridade Aérea, Guerra Eletrônica e Ataque ao solo
- Fabricante: Panavia Aircraft GmbH
- Primeiro voo: 14 Agosto de 1974
- Inicio do serviço: 1979
- Primeiros usuários: Real Força Aerea Alemã, Força Aerea Italiana e Real Força Aerea Saudita.
- Producão: 1979 à 1999
- Total produzido: 992
- Variante: Panavia Tornado ADV
- Tripulação: 2
- Comprimento: 16.72 m
- Envergadura: 13.91 m com 25° de asa aberta, 8.60 m com 67° de asa aberta
- Altura: 5.95 m
- Area das asas: 26.6 m²
- Peso vazio: 13,890 kg
- Peso máximo de decolagem: 28,000 kg
- Motores: 2× Turbo-Union RB199-34R Mk 103 com pós combustão
- Velocidade máxima: 2,417.6 km/h
- Alcance em combate: 1,390 km
- Alcance máximo: 3,890 km com 4 tanques extras de combustível
- Altitude de serviço: 15,240 m
- Razão de subida: 76.7 m/s
Armamento: 1 canhão de 27 mm Mauser BK-27 com 180 cartuchos ou na Luftwaffe com 2 canhões, quatro pontos sob a fuselagem e quatro pontos sob as asas com capacidade máxima para 9000 kg de carga, entre bombas, combustível e pods de contra medidas eletrônicas, pode ndo transportar 2 misseis ar-ar AIM-9 Sidewinder, IRIS-T ou AIM-132 ASRAAM, e misseis de auto defesa.
E uma grande variedade de misseis ar-terra, pod de reconhecimento RAPTOR, designador de alvos a laser TIALD.
E uma grande variedade de misseis ar-terra, pod de reconhecimento RAPTOR, designador de alvos a laser TIALD.
O Tornado da Panavia é um avião de combate bimotor, que foi desenvolvido em conjunto pelo Reino Unido, pela Alemanha Ocidental e pela Italia.
Há três versões do Tornado; caça bombardeiro, supressão das defesas aéreas inimigas, conhecimento eletrônico de combate e interceptador.
É um dos aviões mais sofisticados e capazes na defesa e ataque em combate do mundo, com uma grande carga útil, de grande alcance e manobralidade elevada.
O avião foi construído para o espaço aéreo britânico, consistindo em um consórcio tri-nacional, pela Panavia, pelo MBB de Alemanha Ocidental, e pela Alenia Aeronautica da Italia, tendo voado em 14 de Agosto de 1974, entrando em combate na Guerra do Golfo.
Incluindo todas as variações, 992 aviões foram construídos para as três nações e mais a Arábia Saudita.
A inicio da utilização dos Tornados foi em 27 Julho de 1979, com as entregas que totalizam 247.
Os Tornados alemães forma usados em combate pela OTAN durante a guerra de Kosovo, a primeira operação de combate para o Luftwaffe desde a segunda guerra mundial. Tornados britânicos e italianos participaram em 2007, no Norte doAfeganistã.
A Itália utilizou 15 na Guerra do Golfo em 1991, perdendo um avião devido a artilharia anti aérea ao, e um no Kosovo em 1999.
Os GR1s do RAF foram usados durante a Guerra do Golfo, e a operação Raposa do Deserto e na guerra de Kosovo.
Os Tornados alemães forma usados em combate pela OTAN durante a guerra de Kosovo, a primeira operação de combate para o Luftwaffe desde a segunda guerra mundial. Tornados britânicos e italianos participaram em 2007, no Norte doAfeganistã.
A Itália utilizou 15 na Guerra do Golfo em 1991, perdendo um avião devido a artilharia anti aérea ao, e um no Kosovo em 1999.
Os GR1s do RAF foram usados durante a Guerra do Golfo, e a operação Raposa do Deserto e na guerra de Kosovo.
Sete aviões do RAF foram perdidos durante o conflito. Foram feitas cerca de 1500 missões de bombardeio e 100 missões de patrulha.
Os tornados GR4 tornou-se operacional nas patrulhas ao sul do Kuwait, patrulhando grande parte do Sul do Iraque, sendo usados em bombardeios contra alvos no solo iraquianos.
A campanha no Iraque marcou o inicio do uso de bombas inteligentes Paveway usadas para atacar pistas de aerodromos. Em 23 de março de 2003 um Tornado GR4 foi abatido pelo fogo amigo, uma bateria de mísseis PATRIOT Americano, matando ambos tripulantes.
Em 2009 o Tornado GR4s será substituido por aviões de ataque ao solo Harrier GR7/9 que foi baseado no aeródromo de Kandahar no Afeganistão desde novembro de 2004.
A Real Força Aérea Saudita assinou um contrato em 25 de setembro de 1985, com o Reino Unido par a compra de 72 Tornados.
O primeiro voo de um Tornado da RSAF realizou-se em 26 de março de 1986, e o primeiro Tornado Saudita foi entregue em 9 de fevereiro de 1989. Forma usados durante a Guerra do Golfo.
Em junho de 1993 um novo contrato foi assinado, para a aquisição de mais 48 IDSs.
Em setembro de 2006 foi assinado um contrato para a modernização de 80 aviões da frota saudita avaliado em U$ 4.7 bilhões de doláres, a responsável pela modernização será a BAE, a Real Força Aérea Saudita pretende manter sua frota de Tornados em condições de voo até 2020.
videos:Youtube.com
A campanha no Iraque marcou o inicio do uso de bombas inteligentes Paveway usadas para atacar pistas de aerodromos. Em 23 de março de 2003 um Tornado GR4 foi abatido pelo fogo amigo, uma bateria de mísseis PATRIOT Americano, matando ambos tripulantes.
Em 2009 o Tornado GR4s será substituido por aviões de ataque ao solo Harrier GR7/9 que foi baseado no aeródromo de Kandahar no Afeganistão desde novembro de 2004.
A Real Força Aérea Saudita assinou um contrato em 25 de setembro de 1985, com o Reino Unido par a compra de 72 Tornados.
O primeiro voo de um Tornado da RSAF realizou-se em 26 de março de 1986, e o primeiro Tornado Saudita foi entregue em 9 de fevereiro de 1989. Forma usados durante a Guerra do Golfo.
Em junho de 1993 um novo contrato foi assinado, para a aquisição de mais 48 IDSs.
Em setembro de 2006 foi assinado um contrato para a modernização de 80 aviões da frota saudita avaliado em U$ 4.7 bilhões de doláres, a responsável pela modernização será a BAE, a Real Força Aérea Saudita pretende manter sua frota de Tornados em condições de voo até 2020.
videos:Youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação