Divulgada conversa de piloto antes de pouso em rio
Foram dois minutos e 33 segundos de conversa com controladores de voo em que o comandante manteve a calma, não alterou a voz e foi firme na decisão de descer no Rio Hudson, em Nova York.
Autoria:Globo.com
O piloto que virou um grande herói ao pousar um avião no Rio Hudson, em Nova York, ficou ainda maior nesta quinta. A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos divulgou o diálogo dele com os controladores de voo.
Quem assistiu ao pouso perfeito do Airbus no Rio Hudson, em Nova York, viu o resultado de uma operação que transformou o piloto Chesley Sully Sullenberger em herói. As gravações da caixa preta, divulgadas nesta quinta, revelam os momentos dramáticos que antecederam a decisão.
Eram 15h27min26s quando o piloto avisa ao controlador de voo. "Batemos em pássaros. Nós perdemos o impulso das duas turbinas. Estamos retornando ao aeroporto La Guardia".
O controlador avisa em qual pista ele deverá pousar, mas o piloto diz que não vai conseguir e que vai pousar no rio. O controlador pergunta se ele quer tentar ir para o aeroporto de Teterboro, em Nova Jersey. O comandante responde que sim, mas, em seguida, já avisa que não pode e diz que vai descer no Hudson. O controlador pede para repetir e não recebe mais resposta.
Foram dois minutos e 33 segundos de conversa em que o comandante manteve a calma, não alterou a voz e foi firme na decisão de descer no Rio Hudson. As gravações aumentaram ainda mais a admiração dos americanos pelo piloto que conseguiu salvar 155 vidas sem perder o controle. Os investigadores confirmaram que a causa do acidente foi o impacto de aves nas duas turbinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação