MORANE-SAULNIER M.S.760 (C-41) “Paris” o primeiro VLJ (Very Light Jet)
O Morane-Saulnier MS.760 "Paris" foi um jato concebido para treinamentos com assentos postos lado a lado, posteriormente acrescentou-se mais dois assentos na parte traseira da cabine , e a aeronave começou a ser usada para transporte com a denomição "MS.755 Fleuret" .
A versão "Paris" foi utilizado pelos militares franceses entre 1959 e 1997.
Em 1955, um empreendimento de curta duração com a Beech Aircraft para comercializar a versão "Paris" como um jato Executivo no mercado dos EUA , logo foi ofuscado pelo modelo do Learjet 23.
Enquanto aviões a pistão (movidos a hélice) com esta configuração de quatro assentos são comuns, aeronaves a reação com tais configurações (quatro assentos) iguais ao jato militar Grumman EA-6B Prowler são comparativamente raros de se ver.
No início de 1950 a Força Aérea Francesa precisava de um jato de treinamento bi-reator; Morane-Saulnier propôs então desenvolver o "MS.755 Fleuret", mas a competição sendo vencida pelo Fouga Magister. A empresa redesenhou o MS.755 como um avião de ligação com quatro lugares que chamaram de "MS.760 Paris".
Em 29 de julho de 1954, o protótipo MS.760, registro F-WGVO (F-BGVO), decolou em seu voo inaugural.
[foto:www.avionslegendaires.net]
Com o seu estabilizador em forma de T vertical, asa baixa, e dois Turbomeca Marboré II com 400Kg de turbinas montadas internamente lado a lado na parte traseira da fuselagem, o "Paris" ofereceu uma plataforma caracterizada pela estabilidade inerente.
A aeronave tinha quatro assentos, dois na frente e dois na parte de trás, e um trem de pouso triciclo retrátil.
[foto:www.aviationbull.com]
Os militares franceses encomendaram 50 aeronaves para funções de ligação, tanto para a Força Aérea Francesa (36)quanto para a Marinha (14).
A primeira aeronave de produção voou em 27 de fevereiro de 1958. Em 1961, as plantas de produção do modelo MS.760B Paris II começaram a ser exportadas , equipado com dois motores VI de 480Kg , e tip tanks (tanques de combustível nas pontas das asas), ar condicionado, e um compartimento de bagagem maior.
[foto:MS.760C Paris III - www.airteamimages.com]
Em 24 de fevereiro de 1964, uma versão para seis passageiros, designado MS.760C Paris III, fez seu primeiro voo, mas não houve produção desta variante.A Produção do modelo "Paris II" cessou, e produção de Paris III nunca foi iniciada.
Algumas das 153 aeronaves (Paris I e Paris II) foram produzidos para a Força Aérea Francesa (36) e da Marinha (14 aviões), e também para as Forças aéreas da Argentina e do Brasil.
MORANE-SAULNIER M.S.760 na Força Aérea Argentina.
Na Força Aérea Argentina os Morane - Saulnier foram usados no combate para suprimir em 1963 a Revolta Armada Argentina, bombardeando uma estação de rádio controlado pelos rebeldes, assim como o aeródromo naval de Punta Índio , destruindo vários aviões no chão. Em 2007, após 48 anos de serviço contínuo, a Força Aérea Argentina retirou seu último "Paris" de serviço.
[foto:roddy1990.deviantart.com]
MORANE - SAULNIER NA FAB
A Força Aérea Brasileira operou 30 aviões “Paris” em missões de ligação (dez), treinamento (doze) e fotografia aérea (oito), de 1960 a 1974. O exemplar em exposição voou com a matrícula FAB 2932 até 1974, quando foi desativado e entregue ao Museu Aeroespacial.
[foto:Airliners.net]
Em 2009, a JetSet International Ltda adquiriu mais de 30 MS760 dos governos franceses e argentinos, e seus certificados de tipo, ferramentas, peças, planos de engenharia e desenhos . Eles estão reformando as fuselagens e instalando novos motores a reação e aviônicos para vendê-los por cerca de US $ 550.000.
[vídeo:MS760 Personal Airliner "Paris Jet" - publicado por:Kevin Eldredge/via:Youtube.com]
A primeira aeronave de produção voou em 27 de fevereiro de 1958. Em 1961, as plantas de produção do modelo MS.760B Paris II começaram a ser exportadas , equipado com dois motores VI de 480Kg , e tip tanks (tanques de combustível nas pontas das asas), ar condicionado, e um compartimento de bagagem maior.
Em 24 de fevereiro de 1964, uma versão para seis passageiros, designado MS.760C Paris III, fez seu primeiro voo, mas não houve produção desta variante.A Produção do modelo "Paris II" cessou, e produção de Paris III nunca foi iniciada.
Algumas das 153 aeronaves (Paris I e Paris II) foram produzidos para a Força Aérea Francesa (36) e da Marinha (14 aviões), e também para as Forças aéreas da Argentina e do Brasil.
[foto:www.aeroarqueologia.com.ar]
MORANE-SAULNIER M.S.760 na Força Aérea Argentina.
Na Força Aérea Argentina os Morane - Saulnier foram usados no combate para suprimir em 1963 a Revolta Armada Argentina, bombardeando uma estação de rádio controlado pelos rebeldes, assim como o aeródromo naval de Punta Índio , destruindo vários aviões no chão. Em 2007, após 48 anos de serviço contínuo, a Força Aérea Argentina retirou seu último "Paris" de serviço.
MORANE - SAULNIER NA FAB
A Força Aérea Brasileira operou 30 aviões “Paris” em missões de ligação (dez), treinamento (doze) e fotografia aérea (oito), de 1960 a 1974. O exemplar em exposição voou com a matrícula FAB 2932 até 1974, quando foi desativado e entregue ao Museu Aeroespacial.
Em 2009, a JetSet International Ltda adquiriu mais de 30 MS760 dos governos franceses e argentinos, e seus certificados de tipo, ferramentas, peças, planos de engenharia e desenhos . Eles estão reformando as fuselagens e instalando novos motores a reação e aviônicos para vendê-los por cerca de US $ 550.000.
[vídeo:MS760 Personal Airliner "Paris Jet" - publicado por:Kevin Eldredge/via:Youtube.com]
Fonte:wikipedia
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