Pilotos dos caças T-50 têm novos equipamentos
[foto:jardimgrandearora.blogspot.com]
Um novo equipamento de proteção, que compensa as sobrecargas, foi desenvolvido para os pilotos do novíssimo caça de quinta geração T-50.
Esse equipamento, desenvolvido por especialistas russos, não tem análogos em todo o mundo.
[foto:http://portuguese.ruvr.ru]
O novo equipamento permitirá aos pilotos realizar manobras com sobrecargas de 9G.
Para compararmos: um passageiro de um avião comercial normal, durante a decolagem, sofre uma sobrecarga de 1,5G, enquanto os cosmonautas da decolagem e aterrissagem sofrem de 4 a 6G. O conjunto de dois macacões com um sistema de compensação de pressão foi desenvolvido pelos especialistas da empresa de investigação industrial Zvezda (Estrela).
[vídeo:G-Suit Testing/publicado por:AIRBOYD - via:Youtube.com]
Essa organização faz parte dos líderes mundiais no desenvolvimento de sistemas de suporte de vida para pilotos e cosmonautas.
Um escafandro da Zvezda equipou Yuri Gagarin quando ele inaugurou os voos espaciais. O macacão de voo anti-sobrecarga ou de altitude é escolhido antes do voo dependendo da altitude: até aos 12 mil metros ou até aos 23 mil metros.
Os macacões são fabricados de tecido resistente ao fogo com câmaras e tubos incorporados. Através deles é injetado o ar que vai preencher o macacão.
O tecido envolve o corpo do piloto e previne o fluxo do sangue a partir da cabeça, o que é de uma importância crítica, sublinha o piloto de testes emérito da Rússia Magomed Tolboev: “Eu trabalhei durante muito tempo com sobrecargas que chegavam às 12 unidades. O único problema é parar o fluxo sanguíneo da cabeça para baixo. Com a pressão demasiado alta, a cabeça fica desconfortável.”
O equipamento é ligado ao aparelho automático de pressão que, nas sobrecargas, não só enche o espaço de ar, mas também abastece de oxigênio a máscara respiratória, refere o chefe do setor de medicina aeroespacial da Zvezda Serguei Filipenkov: “Em primeiro lugar, ele tem uma estrutura que usa uma maior área de compensação de sobrecargas com uma contrapressão sobre o corpo. Em segundo lugar, esse macacão tem um tensor especial que melhora a transmissão dessa contrapressão. Por fim, é utilizada a respiração com pressão elevada, em excesso por comparação com a atmosfera circundante.”
Os mais recentes caças de combate russos, especialmente as gerações 4++ (Su-35, MiG-35), já para não falar na quinta geração, possuem um elevado nível de manobrabilidade. Isso é um fator importante que permite obter a supremacia em combate.
Os pilotos de testes experientes consideram que, no avião T-50, sem uma compensação da pressão, a super manobrabilidade pode provocar graves lesões ao piloto durante as viragens e rolos.
O novo equipamento permitirá aos pilotos realizar manobras com sobrecargas de 9G durante até 30 segundos.
Mas o nível de sobrecargas deverá, provavelmente, continuar a aumentar e isso deve ser tido em consideração, refere Serguei Filipenkov: “Visto que a super manobrabilidade prevê manobras durante períodos de tempo curtos, de vários segundos a várias dezenas de segundos, não haverá necessidade de aumentar o tempo. Será necessário aumentar o valor da sobrecarga que possa ser compensada com o equipamento anti-sobrecarga.”
O sistema de compensação de pressão deve funcionar automaticamente. Essa tarefa é da responsabilidade do computador de bordo.
O sistema de admissão de ar e o aparelho automático de pressão já foram instalados em três caças-protótipo de quinta geração, enquanto os novos macacões serão em breve entregues aos pilotos de testes.
Fonte:Voz da Russia- por: Oleg Nekhai
Para compararmos: um passageiro de um avião comercial normal, durante a decolagem, sofre uma sobrecarga de 1,5G, enquanto os cosmonautas da decolagem e aterrissagem sofrem de 4 a 6G. O conjunto de dois macacões com um sistema de compensação de pressão foi desenvolvido pelos especialistas da empresa de investigação industrial Zvezda (Estrela).
Essa organização faz parte dos líderes mundiais no desenvolvimento de sistemas de suporte de vida para pilotos e cosmonautas.
Um escafandro da Zvezda equipou Yuri Gagarin quando ele inaugurou os voos espaciais. O macacão de voo anti-sobrecarga ou de altitude é escolhido antes do voo dependendo da altitude: até aos 12 mil metros ou até aos 23 mil metros.
Os macacões são fabricados de tecido resistente ao fogo com câmaras e tubos incorporados. Através deles é injetado o ar que vai preencher o macacão.
O tecido envolve o corpo do piloto e previne o fluxo do sangue a partir da cabeça, o que é de uma importância crítica, sublinha o piloto de testes emérito da Rússia Magomed Tolboev: “Eu trabalhei durante muito tempo com sobrecargas que chegavam às 12 unidades. O único problema é parar o fluxo sanguíneo da cabeça para baixo. Com a pressão demasiado alta, a cabeça fica desconfortável.”
O equipamento é ligado ao aparelho automático de pressão que, nas sobrecargas, não só enche o espaço de ar, mas também abastece de oxigênio a máscara respiratória, refere o chefe do setor de medicina aeroespacial da Zvezda Serguei Filipenkov: “Em primeiro lugar, ele tem uma estrutura que usa uma maior área de compensação de sobrecargas com uma contrapressão sobre o corpo. Em segundo lugar, esse macacão tem um tensor especial que melhora a transmissão dessa contrapressão. Por fim, é utilizada a respiração com pressão elevada, em excesso por comparação com a atmosfera circundante.”
Os mais recentes caças de combate russos, especialmente as gerações 4++ (Su-35, MiG-35), já para não falar na quinta geração, possuem um elevado nível de manobrabilidade. Isso é um fator importante que permite obter a supremacia em combate.
Os pilotos de testes experientes consideram que, no avião T-50, sem uma compensação da pressão, a super manobrabilidade pode provocar graves lesões ao piloto durante as viragens e rolos.
O novo equipamento permitirá aos pilotos realizar manobras com sobrecargas de 9G durante até 30 segundos.
Mas o nível de sobrecargas deverá, provavelmente, continuar a aumentar e isso deve ser tido em consideração, refere Serguei Filipenkov: “Visto que a super manobrabilidade prevê manobras durante períodos de tempo curtos, de vários segundos a várias dezenas de segundos, não haverá necessidade de aumentar o tempo. Será necessário aumentar o valor da sobrecarga que possa ser compensada com o equipamento anti-sobrecarga.”
O sistema de compensação de pressão deve funcionar automaticamente. Essa tarefa é da responsabilidade do computador de bordo.
O sistema de admissão de ar e o aparelho automático de pressão já foram instalados em três caças-protótipo de quinta geração, enquanto os novos macacões serão em breve entregues aos pilotos de testes.
Fonte:Voz da Russia- por: Oleg Nekhai
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