Força Aérea russa: um século de tradição
[foto:www.forumeerstewereldoorlog.nl]
Há cem anos, em 31 de julho de 1913, em Krasnoe Selo, arredores de São Petersburgo, realizou-se a primeira parada aérea do país, que contou com a presença do imperador Nicolau II. Nesse ano, 13 aviões subiram ao céu.
A Rússia já tinha nesses anos pilotos notáveis. Entre eles, por exemplo, Piotr Nesterov, que pela primeira vez na prática mundial realizou no céu um loop morto. Conta o historiador da aviação Viktor Kulikov.
“Eram apenas 13 aviões. Conservou-se uma fotografia.
A aviação naquela época era ainda uma coisa exótica, os aviões eram usados fundamentalmente para fins de reconhecimento e comunicação. No verão de 1913 foi criado um destacamento com alguns aeroplanos, que também eram usados durante manobras”.
A aviação naquela época era ainda uma coisa exótica, os aviões eram usados fundamentalmente para fins de reconhecimento e comunicação. No verão de 1913 foi criado um destacamento com alguns aeroplanos, que também eram usados durante manobras”.
[foto:www.planobrazil.com]
Em Krasnoe Selo foram mostrados biplanos de combate de produção estrangeira. Mas, naquela parada de 1913 o projetista Igor Sikorsky apresentou ao imperador o primeiro avião quadrimotor de passageiros do mundo, o Vityaz Russo.
[foto:elchistoria.blogs.sapo.pt]
Nicolau II premiou o construtor de aviões, então com 24 anos de idade, com um relógio de ouro. Um ano depois, na base desse avião, Sikorsky construiu o primeiro bombardeiro pesado na prática mundial, o Ilia Muromets.
Devemos assinalar que até 1917 havia mais de 300 diferentes unidades, instituições e estabelecimentos de ensino na composição da Força Aérea russa.
[foto:www.wio.ru]
Os pilotos russos na Primeira Guerra Mundial demonstraram o estilo próprio da escola russa de combate aéreo.
Em sua vida ele testou não menos de trinta aviões de novas construções e realizou o primeiro voo sem escala de Moscou a Vancouver através do Polo Norte.
Conta o especialista em aviação Alexander Medved. “Depois do fim da Segunda Guerra Mundial a tradição continuou, mas em Moscou a última parada militar da aviação ocorreu em 1957.
Depois dessa altura, elas passaram a se realizar no aeroporto de Tushino, nos arredores de Moscou. E nos anos dois mil a tradição foi restabelecida – as paradas voltaram aos céus de Moscou”. Em 9 de maio último, durante a parada militar em comemoração do Dia da Vitória, sobre a Praça Vermelha voaram sessenta e oito aviões e helicópteros.
Foram apresentados trios de aviões pesados, grupos de abastecimento, destacamentos da aviação do exército e operacional-táctica. Pilotos dos grupos de pilotagem Russkie Vityazi e Strizhi, que continuam a tradição de Piotr Nesterov e Valeri Chkalov voaram em 9 caças de combate na famosa formação “Brilhante de Kubinka”.
[vídeo:Airshow Moscow 2012 - Publicado em 07/04/2013/por:Marcin Świątczak - via:Youtube.com]
[foto:elchistoria.blogs.sapo.pt]
Nicolau II premiou o construtor de aviões, então com 24 anos de idade, com um relógio de ouro. Um ano depois, na base desse avião, Sikorsky construiu o primeiro bombardeiro pesado na prática mundial, o Ilia Muromets.
Devemos assinalar que até 1917 havia mais de 300 diferentes unidades, instituições e estabelecimentos de ensino na composição da Força Aérea russa.
Os pilotos russos na Primeira Guerra Mundial demonstraram o estilo próprio da escola russa de combate aéreo.
[fotoValery Chkalo - vvia:nibler.ru]
Nos anos de 1930, quando na União Soviética foi criada sua indústria da aviação, as paradas da Força Aérea tornaram-se tradicionais, na época 600 aviões tomavam parte nelas.
Nas paradas no céu sobre a Praça Vermelha tomou parte o famoso piloto Valeri Chkalov. Em sua vida ele testou não menos de trinta aviões de novas construções e realizou o primeiro voo sem escala de Moscou a Vancouver através do Polo Norte.
Conta o especialista em aviação Alexander Medved. “Depois do fim da Segunda Guerra Mundial a tradição continuou, mas em Moscou a última parada militar da aviação ocorreu em 1957.
Depois dessa altura, elas passaram a se realizar no aeroporto de Tushino, nos arredores de Moscou. E nos anos dois mil a tradição foi restabelecida – as paradas voltaram aos céus de Moscou”. Em 9 de maio último, durante a parada militar em comemoração do Dia da Vitória, sobre a Praça Vermelha voaram sessenta e oito aviões e helicópteros.
Foram apresentados trios de aviões pesados, grupos de abastecimento, destacamentos da aviação do exército e operacional-táctica. Pilotos dos grupos de pilotagem Russkie Vityazi e Strizhi, que continuam a tradição de Piotr Nesterov e Valeri Chkalov voaram em 9 caças de combate na famosa formação “Brilhante de Kubinka”.
[vídeo:Airshow Moscow 2012 - Publicado em 07/04/2013/por:Marcin Świątczak - via:Youtube.com]
Fonte:Voz da Russia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação