Novas asas mais aerodinâmicas reduzem consumo de Boeing 737 em 2%
Pela primeira vez, a tecnologia será aplicada comercialmente aos aviões produzidos pela Boeing.
Os aviões da Boeing estão prestes a ganhar uma novidade bem interessante.
[foto:www.airlinereporter.com]
As aeronaves do modelo 737-800 vão passar a contar com uma pequena diferença em cada uma das grandes asas presentes no avião.
As aeronaves do modelo 737-800 vão passar a contar com uma pequena diferença em cada uma das grandes asas presentes no avião.
Estamos falando de pequenas estruturas nas extremidades, que fazem com que alguns conceitos relacionados à aerodinâmica sejam mais bem aplicados — o que é ótimo em termos financeiros.
As pequenas asas fazem com que a pressão do ar (que é maior na superfície inferior) flua em direção às pontas.
O ar acaba sendo empurrado para cima e reduz as perdas de energia que aconteceriam quando esse mesmo ar chegasse às pontas de uma asa comum. Essa perda de energia pode parecer pequena, mas o melhor aproveitamento dela pode gerar economias de combustível em cerca de 2% — o que pode representar US$ 200 milhões em um ano.
Para as situações de voo-cruzeiro, há expectativa de que os aviões ganhem até 40% de desempenho, o que pode ser muito interessante para as empresas de aviação.
Por enquanto, apenas os Boeings 737-800 da United Airlines vão contar com a nova tecnologia, mas é possível que outras empresas acabem adotando o sistema em breve.
Fonte: Air and Space Mag, Aviation Partners,Crikey; Renan Hamann (tecmundo.com.br) Fonte da imagem: Crikey -via:desastresaereosnews.
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