AEROPORTO MARECHAL RONDON RECEBERÁ INVESTIMENTOS PARA A COPA DE 2014
Em 1938, foi iniciada, pelo engenheiro civil Cássio Veiga de Sá, a construção do Aeródromo de Cuiabá. A inauguração foi realizada em 1939, com o pouso do trimotor Junker-52 da Syndicato Condor Ltda.
O campo de aviação, como era conhecido, localizava-se onde hoje é a Vila Militar, na cidade de Cuiabá.
O campo de aviação, como era conhecido, localizava-se onde hoje é a Vila Militar, na cidade de Cuiabá.
Por volta de 1942, com a criação do distrito de obras do Ministério da Aeronáutica em Cuiabá, definiu-se a construção do novo aeroporto.
Em 1949, o Governo do Mato Grosso autorizou o poder executivo estadual a doar ao Ministério da Aeronáutica uma área de 700 hectares situada no município de Várzea Grande, para a construção do novo aeroporto de Cuiabá.
A pista de pouso, primeira obra do aeroporto foi inaugurada em 1956.
No ano seguinte, a sede do canteiro de obras foi transformada numa estação de passageiros que, precariamente, abrigava diversas companhias de aviação.
Em 1964 foram iniciadas as obras do novo terminal de passageiros, entregue ao público no mesmo ano.Em fevereiro de 1975, a Infraero assumiu a administração do Aeroporto Marechal Rondon e deu início à execução de várias obras para atender as necessidades do complexo aeroportuário.
A partir de 1996, o Aeroporto Marechal Rondon se tornou internacional, mais perdeu este título quando iniciaram as obras de ampliação do terminal de passageiros.
Voltou a ser internacional no final de 2008 quando foi entregue o setor de desembarque.
Hoje o Marechal Rondon movimenta mais de 1.350.000 Mil Passageiros, este ano a estimativa é que ultrapasse 1.500.000, já este ano até Maio foram registrados mais de 600 Mil passageiros.
COMPLEXO AEROPORTUÁRIO
Área: 7.276.919,98 m²
Pátio das Aeronaves
Área: 51.756,00 m²
Pista
Dimensões(m): 2.300 x 45
Terminal de Passageiros
Capacidade/Ano:
Área(m²): 5.600
Estacionamento
Capacidade: 405 vagas
Estacionamento de Aeronaves
Nº de Posições: 32 posições
O aeroporto Marechal Rondon passará por obras emergenciais na área de desembargue, que terá seu espaço físico aumentado, além da inclusão de novas esteiras de bagagem, obras no pátio e de revitalização da pista de pousos e decolagens.
O anúncio foi feito nessa sexta-feira (2) pelo presidente da Infraero, Murilo Barboza. Ao todo, R$ 82 milhões serão investidos e a expectativa é que as obras sejam concluídas até março de 2010.
Murilo está em Cuiabá a convite da bancada federal de Mato Grosso.
No último dia 15 de setembro, o presidente da Infraero se reuniu com a bancada, a pedido da coordenadora, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), para discutir as obras de melhoria do aeroporto, por conta da necessidade de adequações e ampliações devido a Copa do Mundo de Futebol, em 2014.
Na oportunidade, o presidente da Infraero foi convidado a visitar o aeroporto e verificar in loco a situação da unidade.
Serys salientou que há tempos o projeto de ampliação do Marechal Rondon está em andamento e que é preciso agilidade, já que as obras têm que ficar prontas até dezembro de 2012. “Nosso aeroporto já não comporta o movimento atual de passageiros. Precisamos com urgência da agilização dessa obra”, cobrou a senadora, durante o encontro.
Na inspeção feita nessa sexta-feira, no aeroporto, Murilo Barboza reconheceu que o espaço precisa de adequações urgentes. “É uma prioridade atuarmos no aeroporto de Várzea Grande, com obras nas áreas de desembarque, ampliação da área de carga, que é muito deficitária, e obras no pátio e na pista”, reconheceu Barboza, que também chamou a atenção para a necessidade das prefeituras de Cuiabá, Várzea Grande e Governo do Estado se reunirem para viabilizar um estudo de melhoria de acesso até o aeroporto e também de ampliação do estacionamento.
O presidente da Infraero também prometeu enviar um ônibus para o transporte de passageiros da pista até o terminal de desembargue.
O aeroporto Marechal Rondon tem hoje um movimento de 1,5 milhão/ano de embarques e desembarques.
Fonte: O Documento **Dados da Infraero
O anúncio foi feito nessa sexta-feira (2) pelo presidente da Infraero, Murilo Barboza. Ao todo, R$ 82 milhões serão investidos e a expectativa é que as obras sejam concluídas até março de 2010.
Murilo está em Cuiabá a convite da bancada federal de Mato Grosso.
No último dia 15 de setembro, o presidente da Infraero se reuniu com a bancada, a pedido da coordenadora, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), para discutir as obras de melhoria do aeroporto, por conta da necessidade de adequações e ampliações devido a Copa do Mundo de Futebol, em 2014.
Na oportunidade, o presidente da Infraero foi convidado a visitar o aeroporto e verificar in loco a situação da unidade.
Serys salientou que há tempos o projeto de ampliação do Marechal Rondon está em andamento e que é preciso agilidade, já que as obras têm que ficar prontas até dezembro de 2012. “Nosso aeroporto já não comporta o movimento atual de passageiros. Precisamos com urgência da agilização dessa obra”, cobrou a senadora, durante o encontro.
Na inspeção feita nessa sexta-feira, no aeroporto, Murilo Barboza reconheceu que o espaço precisa de adequações urgentes. “É uma prioridade atuarmos no aeroporto de Várzea Grande, com obras nas áreas de desembarque, ampliação da área de carga, que é muito deficitária, e obras no pátio e na pista”, reconheceu Barboza, que também chamou a atenção para a necessidade das prefeituras de Cuiabá, Várzea Grande e Governo do Estado se reunirem para viabilizar um estudo de melhoria de acesso até o aeroporto e também de ampliação do estacionamento.
O presidente da Infraero também prometeu enviar um ônibus para o transporte de passageiros da pista até o terminal de desembargue.
O aeroporto Marechal Rondon tem hoje um movimento de 1,5 milhão/ano de embarques e desembarques.
Fonte: O Documento **Dados da Infraero
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