Dia 23 de outubro de 2003 a aviação despedia-se de um de seus maiores ícones ,o Concorde .
A primeira e única aeronave de transporte de passageiros super sonica do mundo,realizou seu ultimo voo comercial ao pousar no aeroporto de Heathrow ,em Londres,após quase tres décadas em operação,o Concorde virava mais uma pagina da história da aviação,marcada pelo pioneirismo da industria aeronautica e pelos desafios de voar acima da velocidade do som.
Uma página escrita cheia de glamour e fracasso.
Em meados da década de 1950 a aviação vivia novas idéias entre elas estava a sensação de voar acima de Mach 1,feito esse somente alcansados pelas incríveis aeronaves militares que a todo momento quebravam a barreira do som.
As evoluções naquela época se tornavam constantes pois ,de seis em seis meses ,uma nova aeronave era lançada evolução esta impulssionada também e principalmente pela guerra fria entre EUA & RUSSIA.
Chegava o fim da era dos motores a pistão no transporte aéreo ,dando inicio a era dos jatos.
Boeing 707,Douglas DC-8,De Havilland Comet,eram definitivamente o futuro dos transportes a longa distância,porém o tempo de viagem ainda continuava longo demais.
Engenheiros e projetistas passaram a pensar em como diminuir as distancias ainda mais e começaram a projetar uma aeronave comercial com tecnologia super sônica.
Em 1950 o diretor di Centro Aeronáutico Britânico,Royal Aircraft Establishment,Sir Arnold Hall ,solicitou ao Grupo de Projetos em Combate Avançados(AFP),a viabilidade de desenvolver uma aeronave comercial que pudesse quebrar a barreira do som.
A ideia era desenvolver uma aeronave de 136 Tn capaz com capaciadade de ir de Nova York a Londres a uma velocidade de Mach 2 ,transportando apenas 15 passageiros;pensou-se então em uma aeronave militar ,porém somente em novembro daquele ano seria dado o próximo passo ,que seria a criação do STAC (Supersonic Transport Aircraft Committe) que tinha como projeto o desenvolvimento do primeiro jato comercial super sônico do mundo.
Embora fosse desejavel a construção de uma aeronave que pudesse alcançar Mach 3 ,estudos demonstraram que os custos seriam muito elevados .
Assim ficou decidido que seriam construidas duas versões:uma para voos médios ,com capacidade para 150 passageiros a uma velocidade de Mach 1 e outra para voos transatlânticos ,com velocidades superiores a Mach 1.8 com a mesma capacidade de passageiros.
Em 1962 as industrias aeronauticas correndo atraz das mesmas soluções ,americanos ,franceses,ingleses e russos,impussionados em grande parte pela guerra fria,e com a industria aeronautica de sua magestade amargando fracassos consecutivos (Bristol Brabaazon,Britannia, Vanguard,Comet) a Inglaterra resolveu unir-se a França em seu projeto , pois a semelhença era evidente.
Bristol BrabaazonBristol Britannia
Comet production ended in 1962.
O acordo eram então assinado em 1962 .
O acordo era sério e foi assinado em Haia e continha uma clausula que impedia uma eventual quebra de contrato,e ficou estabelecido que a aeronave se chamaria Concorde ,embora os ingleses prefericem Concord.
voar um avião de transporte de passageiros super sônico era um grande desafio da década de 1960,e com isso as grande aéreas correram para encomendar suas aeronaves:Lufthansa,TWA,Air France,Pan Am,Japan Air Lines.
No Brasil a Panair e até mesmo a VARIG foram sondadas porém o alto custo de operação da aeronave tornava inviável o negócio.
O Concorde teria que contar com uma estrutura que deveria resistir a diferentes temperaturas,pressões e dilatações provocadas pelo voo super sônico,e ainda, teria que proporcionar conforto e segurança para quem estivesse a bordo.
Com isso o Concorde seria dotado de elevados sistemas de redundância,tais como a implantação de controles elétricos,algo parecido com os sistemas fly-by-wire de hoje.
Outra preocupação era estrondo sônico causado pela quebra da barreira do som.
A solução foi proibir voos sobre áreas habitadas.
O primeiro voo ocorreria em 1969 e foi acompanhado por uma multidão
Porém foram necessários seis anos para que a aeronave atingisse a maturidade, e entre erros e acertos,problemas técnicos cada vez mais complexos,crise do petróleo (1973),questões ambientais ,uma série de cancelamentos de pedidos começariam a desestimular as vendas do Concorde.
Os altos preços do barril de petróleo ,já não compensaria as operações comerciais da aeronave.
Fadado ao fracasso ,apenas 20 unidades foram produzidas,seis das quais para pesquisas e desnvolvimentos.
Em 1976 o Concorde inicia suas operações comerciais com um voo partindo de Paris com destino o Rio de Janeiro e outro de Londres para Bahrein.
Embora os EUA tenham sido contra os voos em seu território,mais tarde acabariam por se tornar uma das rotas regulares da aeronave que voava de Paris e Londres para Nova York.
Apesar de todos os contra tempos o Concorde operou por 24 anos sem nenhum registro de acidente fatal.
Porém em 25 de Julho de 2000 uma aeronave da Air France caiu logo após sua decolagem de Paris.
As cenas da aeronave decolando com uma imensa labareda queimando sob sua asa e os destroços espalhados perto de um hotel selaram seu destino.
Com 190 vítimas ,o acidente ofuscou todo glamour de um ícone da aviação,sendo toda a frota sendo obrigada a ficar sem decolar por mais de uma ano.
uma série de modificações foram realizadas.
Em 21 de Julho de 2001 o Concorde ovlta a voar,naquele ano seus preços exorbitantes até estravagantes o tornavam ainda mais inviável,principalmente após os atentados de 11 de Setembro.
Seu destino estava decidido.Em 2003 o Concorde deixaria de voar.
O mundo ja não queria uma aeronave tão rápida e sim confortável ,ecônomica, e ecologicamente correta.Tudo que o Concorde não era .
O mito da aviação agora descansa em um museu,porém na certeza de habitar na imaginação de muitos que o viram cruzar os céus acima da velocidade do som.
THE LAST FLYGHT CONCORDE
fonte:Aeromagazine/Videos Youtube.com/fotos:http://www.catsprn.com/concordes_last_flight.htm
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