Representantes da TSA (Transportation Security Administration), agência do governo dos Estados Unidos que cuida dos aspectos de segurança nos aeroportos, se reuniram na última quarta-feira com o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF).
Rob Rottman, Fred carter e Todd Christiansen realizaram visitas de cooperação técnica aos aeroportos brasileiros que recebem voos daquele país, como parte de um acordo bilateral entre o Brasil e os Estados Unidos para a troca de experiências sobre os requisitos de segurança contra atos ilícitos previstos pela Oaci (Organização da Aviação Civil Internacional).
Os técnicos norte-americanos já visitaram Confins (MG), Fortaleza (CE), Recife (PE), Galeão (RJ) e Guarulhos (SP) e demonstraram estar satisfeitos com a infraestrutura e procedimentos adotados. A avaliação positiva foi transmitida no encontro de ontem com o presidente Murilo Barboza, ocasião em que fizeram um primeiro balanço do programa de visitas.
A programação teve início em agosto e segue até o fim do ano, passando ainda pelos aeroportos de Salvador (BA) e Manaus (AM).
Galeão aprovado
No mês de setembro, eles visitaram o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, durante três dias. O superintendente do aeroporto, Mario Jorge de Oliveira, acompanhou o começo e o encerramento dos trabalhos, oportunidade em que a equipe da TSA destacou, com louvor, todos os procedimentos de segurança realizados naquele aeroporto, não apontando nenhuma recomendação. Além disso, foram mencionados o empenho, dedicação e profissionalismo da equipe da Infraero.
Guarulhos impressiona
Frederick Carter encerrou a visita ao Aeroporto de Guarulhos (SP) com a seguinte declaração: “Os procedimentos de segurança adotados pela Infraero neste aeroporto são excelentes“. “Ficamos impressionados com a sistematização dos procedimentos adotados pela área de segurança deste aeroporto”, explicou Carter.
O grupo visitou e conheceu, em detalhe, durante a semana de 21 a 25 de setembro, os procedimentos de acesso às áreas controladas e restritas, inspeção de passageiros, empregados e de carga aérea, de credenciamento, de funcionamento e de utilização dos equipamentos de raio-X, vigilância eletrônica, entre outros itens.
Fonte:Aviação em Revista/Por: Pablo Ribera
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação