11/10/2009

Agência americana analisa aeroportos brasileiros

Agência americana analisa aeroportos brasileiros

Representantes da TSA (Transportation Security Administration), agência do governo dos Estados Unidos que cuida dos aspectos de segurança nos aeroportos, se reuniram na última quarta-feira com o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF).

Rob Rottman, Fred carter e Todd Christiansen realizaram visitas de cooperação técnica aos aeroportos brasileiros que recebem voos daquele país, como parte de um acordo bilateral entre o Brasil e os Estados Unidos para a troca de experiências sobre os requisitos de segurança contra atos ilícitos previstos pela Oaci (Organização da Aviação Civil Internacional).

Os técnicos norte-americanos já visitaram Confins (MG), Fortaleza (CE), Recife (PE), Galeão (RJ) e Guarulhos (SP) e demonstraram estar satisfeitos com a infraestrutura e procedimentos adotados. A avaliação positiva foi transmitida no encontro de ontem com o presidente Murilo Barboza, ocasião em que fizeram um primeiro balanço do programa de visitas.

A programação teve início em agosto e segue até o fim do ano, passando ainda pelos aeroportos de Salvador (BA) e Manaus (AM).

Galeão aprovado

No mês de setembro, eles visitaram o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, durante três dias. O superintendente do aeroporto, Mario Jorge de Oliveira, acompanhou o começo e o encerramento dos trabalhos, oportunidade em que a equipe da TSA destacou, com louvor, todos os procedimentos de segurança realizados naquele aeroporto, não apontando nenhuma recomendação. Além disso, foram mencionados o empenho, dedicação e profissionalismo da equipe da Infraero.

Guarulhos impressiona

Frederick Carter encerrou a visita ao Aeroporto de Guarulhos (SP) com a seguinte declaração: “Os procedimentos de segurança adotados pela Infraero neste aeroporto são excelentes“. “Ficamos impressionados com a sistematização dos procedimentos adotados pela área de segurança deste aeroporto”, explicou Carter.

O grupo visitou e conheceu, em detalhe, durante a semana de 21 a 25 de setembro, os procedimentos de acesso às áreas controladas e restritas, inspeção de passageiros, empregados e de carga aérea, de credenciamento, de funcionamento e de utilização dos equipamentos de raio-X, vigilância eletrônica, entre outros itens.


Fonte:Aviação em Revista/Por: Pablo Ribera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação