18/08/2011

Petrobras vai importar gasolina para garantir abastecimento

Petrobras vai importar gasolina para garantir abastecimento

http://anacadengue.com.br/wp-content/uploads/2011/07/petrobrasdestaque.jpg

Com o aumento da demanda no mercado doméstico, a autossuficiência do país em derivados de petróleo foi postergada e, em momentos como o atual, a Petrobras precisa importar para garantir o abastecimento. Até o fim desse mês, a companhia vai importar 630 mil barris de gasolina em duas cargas, informou o diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa. E poderá haver novas importações ao longo do ano.

Ele disse que a demanda por derivados está crescendo muito. No primeiro semestre do ano, houve um aumento de 17% na gasolina. Além do avanço da economia interna, parte dessa demanda é decorrente do encarecimento do etanol, que teve problemas com a safra esse ano.

No mesmo período, o aumento da demanda por querosene de aviação (QAV) foi de 12,9%, e por diesel, de 8,6%, na comparação com equivalente período do ano passado. Entre os principais derivados, o único que teve queda no período foi a nafta, de 1,9%. A causa da redução foi o apagão de energia elétrica que afetou a região Nordeste.

“Em uma unidade industrial, deixa-se de ter energia elétrica por dez ou 15 minutos, os equipamentos param. Depois, tem de fazer manutenção gigantesca para voltar a operar. Tivemos paralisação no polo de Camaçari para manutenção. Com isso, houve retardo no consumo de nafta”, explicou Costa.

Com o crescimento da demanda, a companhia não tem mais estimativas de quando será alcançada a autossuficiência. “Um dia vamos alcançar, mas espero que isso demore, porque a demanda por refino cresce com a economia crescendo. Seria muito fácil alcançar a autossuficiência com o Brasil estagnado”.

A estimativa é de que o país vá manter nos próximos anos uma dependência externa entre 5% e 10% de importação de derivados. Já no caso específico da gasolina, a autossuficiência vai depender da produção de etanol.

A Petrobras aumentou a produção de gasolina em torno de 42 mil barris do ano passado para esse ano. “Mas mesmo assim o mercado está crescendo mais, então nos resta recorrer à importação. Não vai faltar gasolina porque a Petrobras vai garantir o abastecimento”, disse o diretor da estatal.

Até o fim do mês, a companhia vai receber duas cargas de 50 mil metros cúbicos, equivalente a cerca de 630 mil barris. A estimativa é de que “possivelmente” importe novas cargas até o fim do ano.

Ao todo, já foram importados 2,5 milhões de barris neste ano, que chegarão a 3,1 milhões com a nova carga de agosto. A demanda diária está na faixa de 430 mil barris. “A importação é equivalente a seis dias de consumo. É muito pouco. Estamos importando porque precisamos ter estoque, não posso correr o risco de não ter gasolina nos postos. A Petrobras não vai deixar de atender à demanda”, afirmou Costa.

Fonte:Valor Econômico-por:(Juliana Ennes/ Valor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação