REATIVADO O 69ºESQUADRÃO DE BOMBARDEIROS B-52 DA USAF
Com este, são quatro esquadrões operando os veteranos bombardeiros B-52H na Força Aérea dos EUA
No último dia 3 de setembro, foi reativado o 69º Esquadrão de Bombardeiros (69th Bomb Squadron) na Base Aérea de Minot, da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).
Com essa unidade, passam a ser quatro os esquadrões operacionais de B-52H na USAF. Na mesma base, já opera o 23º Esquadrão, com o qual passa a formar a 5ª Ala de Bombardeiros.
Outros dois, o 20º e o 96º, operam na Base Aérea de Barksdale, formando a 2ª Ala.
Assim, cada Ala Aérea equipada com o B-52 passa a contar com dois esquadrões operacionais, possibilitando à USAF uma melhor rotatividade de unidades em missões. Essa iniciativa, há muito aguardada, já havia sido anunciada em 2008.
Historicamente, o 69º Esquadrão tem uma longa folha de serviços, tendo participado da Segunda Guerra Mundial no teatro de operações do Pacífico, com aeronaves A-26 e B-26. Durante a Guerra do Vietnã, operou o B-52.
Entre outubro deste ano e abril do ano que vem, 10 aeronaves B-52 serão transferidos de Barksdale para Minot para equipar a unidade reativada e equilibrar a dotação dos esquadrões (lembrando que a USAF busca manter em operação 76 aeronaves do tipo - veja links abaixo).
Muitos dos recursos e funções serão compartilhadas com o 23º Esquadrão, que já opera na base, o que inclui treinamento, exercícios e desdobramentos, dando maior flexibilidade ao Comando de Ataque Global da USAF.
A mudança deverá ajudar no foco de treinamento para missões de ataque nuclear das unidades de B-52, num esforço da Força Aérea dos EUA de revigorar essa capacidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação