25/09/2009

PASSAGEIRO PASSA MAU E DESMAIA EM AERONAVE DA GOL

PASSAGEIRO PASSA MAU E DESMAIA EM AERONAVE DA GOL E JORNALISTA É AMEAÇADO POR TENTAR REGISTRAR O ACONTECIMENTO.

gol_logo




Cadê a liberdade de imprensa?


180graus tentou fazer o registro do desmaio do passageiro, mas foi pressionado a apagar a foto


Um passageiro, de nome não identificado, desmaiou dentro de um avião da companhia Gol Linhas Aéreas. Foi no voo vindo de Brasília (DF), que desembarcou por volta das 0h15 desta sexta-feira (25/09) no Aeoporto Petrônio Portela, zona Norte de Teresina.

O passageiro desmaiado

Foi justamente quando o avião pousava na capital piauiense.

Prontamente atendido, recebeu os devidos cuidados e passa bem.

No entanto, um fato inusitado marcou a cena. Jornalista do 180graus foi impedido de trabalhar. Ele iria fazer a foto e publicar a informação do caso.

Helder Eugênio, jornalista, diretor geral do 180graus, vinha neste voo quando percebeu o movimento e fez o registro através do seu telefone celular.

Funcionários da Gol Linhas Aéreas tentaram impedir e o piloto anunciou que o desembarque de toda a tripulação seria retido caso o jornalista não apagasse a foto do passageiro desmaiado.

"Os funcionários da Gol disseram que iriam chamar a Polícia Federal para que eu apagasse a foto do meu telefone celular.

Eu então enviei a foto, por mensagem, para o telefone celular da redação do 180graus e depois apaguei para que todos pudessem desembarcar.

A tática deles era fazer os passageiros me pressionar para que todos pudessem descer.

Depois que enviei, apaguei a foto para acalmar os ânimos. Mas me pergunto: onde está a liberdade de imprensa?!", questionou Eugênio.

OBS.: A foto acima, retirada do telefone celular do jornalista do 180graus, foi desfocada manualmente (através do programa 'Photoshop') para que o passageiro desmaiado não fosse identificado. Além disso, não é mostrado o rosto do mesmo. Tudo para preservar a imagem da vítima. A liberdade de expressão é um direito fundamental consagrado na Constituição Federal de 1988, no capítulo que trata dos Direitos e Garantias fundamentais e funciona como um verdadeiro termômetro no Estado Democrático. Quando a liberdade de expressão começa a ser cerceada em determinado Estado, a tendência é que este se torne autoritário.

Fonte: desastresaereosnews.blogspot.com180graus - Edição: Allisson Paixao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação