AERONAVE NA ALEMANHA COLIDE COM PASSAROS AO DECOLAR
Parece uma cena de um filme de Hitchcock e é, na verdade, assustador.
Um grande grupo de pássaros parece "atacar" um avião da Germania Airlines que decola do aeroporto de Dusseldorf, na Alemanha, com 80 pessoas a bordo, rumo a Kosovo.
Na foto dá para ver manchas de sangue na fuselagem e na entrada da turbina direita da aeronave.
Acredita-se que dezenas de aves tenham sido sugadas pela turbina, o que colocou seriamente o avião sob risco de queda ao atingir cerca de 360 quilômetros por hora.
Um grande grupo de pássaros parece "atacar" um avião da Germania Airlines que decola do aeroporto de Dusseldorf, na Alemanha, com 80 pessoas a bordo, rumo a Kosovo.
Na foto dá para ver manchas de sangue na fuselagem e na entrada da turbina direita da aeronave.
Acredita-se que dezenas de aves tenham sido sugadas pela turbina, o que colocou seriamente o avião sob risco de queda ao atingir cerca de 360 quilômetros por hora.
NOTA:O incidente em questão chama-se: FOD(Foreign Object Damage ou Dano por Objeto Estranho) se caracteriza pelo grande paradoxo entre a simplicidade do fator causador e o gigantismo de suas conseqüências.
Um pequeno parafuso pode destruir uma turbina de centenas de milhares de dólares e um mero desleixo, como esquecê-lo na entrada de ar do motor pode ser a origem de um acidente que resulte na destruição da aeronave e na morte de seus ocupantes.
Felizmente, são raros os acidentes associados a problemas de FOD. I
sto porque, geralmente, o problema pode ser percebido na operação da aeronave, ou em suas inspeções, antes que uma falha catastrófica do sistema atingido venha a ocorrer.
Porém, o assunto não deve ser desprezado: apesar do baixo índice na estatística de acidentes, o fator FOD aparece com números bem expressivos na categoria dos incidentes.
E incidentes em grande número podem significar duas coisas: a primeira e, mais preocupante, o aumento da probabilidade de um dia virmos a ter um acidente ao invés de um mero incidente. E a segunda, a certeza de custos de manutenção elevadíssimos.
É importante salientar ainda que os custos indiretos provocados por FOD costumam superar em muito aqueles diretamente associados à substituição ou reparo do componente danificado.
Há, por exemplo, os custos decorrentes da necessidade do aumento de determinados itens em estoque para suprir o aumento da demanda provocado por casos de FOD, ou o custo da indisponibilidade da aeronave, que pode variar de 20 a 100 mil dólares por dia, dependendo da aeronave; ou ainda o custo decorrente da perda da credibilidade frente ao público, o que pode causar danos à empresa extremamente difíceis de reparar.
Deve-se considerar até o custo, mesmo que imensurável dos problemas que uma maior incidência de casos pode provocar à administração, como atritos entre os setores de manutenção e operações ou a perda de confiabilidade das tripulações na qualidade dos serviços de apoio.
Sobretudo, deve-se considerar ainda o curso da perda de vidas que, geralmente, não aparecem em estatísticas ligadas às problemáticas de FOD.
No Brasil, onde diversos fatores propiciam a ocorrência de FOD (operações em pistas não preparadas, vôos em regiões de alta salinidade ou grande incidência de pássaros nas áreas de tráfego, por proximidade de matas ou depósitos de lixo) e onde uma doutrina para sua prevenção ainda se faz incipiente, reveste-se da maior importância o trabalho a ser desenvolvido nesse sentido.
A atividade da prevenção de FOD pode resultar não somente numa significativa redução de custos, mas, antes de tudo, no decréscimo da possibilidade de ocorrência de acidentes aeronáuticos - objetivo maior de nossa atividade.
O video a seguir demonstra claramente oque acontece numa situação desta e como proceder
Um pequeno parafuso pode destruir uma turbina de centenas de milhares de dólares e um mero desleixo, como esquecê-lo na entrada de ar do motor pode ser a origem de um acidente que resulte na destruição da aeronave e na morte de seus ocupantes.
Felizmente, são raros os acidentes associados a problemas de FOD. I
sto porque, geralmente, o problema pode ser percebido na operação da aeronave, ou em suas inspeções, antes que uma falha catastrófica do sistema atingido venha a ocorrer.
Porém, o assunto não deve ser desprezado: apesar do baixo índice na estatística de acidentes, o fator FOD aparece com números bem expressivos na categoria dos incidentes.
E incidentes em grande número podem significar duas coisas: a primeira e, mais preocupante, o aumento da probabilidade de um dia virmos a ter um acidente ao invés de um mero incidente. E a segunda, a certeza de custos de manutenção elevadíssimos.
É importante salientar ainda que os custos indiretos provocados por FOD costumam superar em muito aqueles diretamente associados à substituição ou reparo do componente danificado.
Há, por exemplo, os custos decorrentes da necessidade do aumento de determinados itens em estoque para suprir o aumento da demanda provocado por casos de FOD, ou o custo da indisponibilidade da aeronave, que pode variar de 20 a 100 mil dólares por dia, dependendo da aeronave; ou ainda o custo decorrente da perda da credibilidade frente ao público, o que pode causar danos à empresa extremamente difíceis de reparar.
Deve-se considerar até o custo, mesmo que imensurável dos problemas que uma maior incidência de casos pode provocar à administração, como atritos entre os setores de manutenção e operações ou a perda de confiabilidade das tripulações na qualidade dos serviços de apoio.
Sobretudo, deve-se considerar ainda o curso da perda de vidas que, geralmente, não aparecem em estatísticas ligadas às problemáticas de FOD.
No Brasil, onde diversos fatores propiciam a ocorrência de FOD (operações em pistas não preparadas, vôos em regiões de alta salinidade ou grande incidência de pássaros nas áreas de tráfego, por proximidade de matas ou depósitos de lixo) e onde uma doutrina para sua prevenção ainda se faz incipiente, reveste-se da maior importância o trabalho a ser desenvolvido nesse sentido.
A atividade da prevenção de FOD pode resultar não somente numa significativa redução de custos, mas, antes de tudo, no decréscimo da possibilidade de ocorrência de acidentes aeronáuticos - objetivo maior de nossa atividade.
O video a seguir demonstra claramente oque acontece numa situação desta e como proceder
Fonte: globo.com/explicações voarnews
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