durante a primeira guerra mundial o Sikorsky Il'ya Muromets foi o primeiro avião de grande porte a ser usado como bombardeiro pesado.
Porém antes que a guerra tivesse iniciado ele já era usado como a primeira aeronave para pransporte de passageiros, com acabamento luxuoso, sua cabine de passageiros era dotata de confortáveis cadeiras de vime, dormitório, lounge e até banheiro. Contava também com aquecimento e luz elétrica.
Em 1914 o Il'ya Muromets fez seu primeiro voo com passageiros entre São Petesburgo e Kiev num voo que dorou 14 Horas e 38 minutos com apenas um pouso ,não fosse a eclosão da primeira guerra,seria com certeza o começo do transporte de passageiros regular neste ano.
The Russian Ilya Muromets, built by Igor Sikorsky, circa 1913
Em 1914 o Il'ya Muromets fez seu primeiro voo com passageiros entre São Petesburgo e Kiev num voo que dorou 14 Horas e 38 minutos com apenas um pouso ,não fosse a eclosão da primeira guerra,seria com certeza o começo do transporte de passageiros regular neste ano.
The Russian Ilya Muromets, built by Igor Sikorsky, circa 1913
O Ford Tristar foi a segunda aeronave de passageiros conhecida
Fonte e fotos:Voarnews
O Ford Tristar foi a segunda aeronave de passageiros conhecida. Com dois motores montados nas asas e um no nariz, transportava 8 passageiros e foi produzido entre 1925 e 1933.
Foi usado pela antecessora da TWA bem como por outras linhas aéreas, muito tempo depois da produção ter cessado.
Outra aeronave proveniente dos estoques do pós guerra a ser utilizada como transporte de passagiros foi o B-18A Bolo,ou , Douglas DC-2.
Foi usado pela antecessora da TWA bem como por outras linhas aéreas, muito tempo depois da produção ter cessado.
Outra aeronave proveniente dos estoques do pós guerra a ser utilizada como transporte de passagiros foi o B-18A Bolo,ou , Douglas DC-2.
Fabricado pela Douglas Aircraft Company ,foi produzido em 1934 e utilizado por grandes empresas como a KLM e a antiga TWA,transportava 14 passageiros e voou pela primeira vez em 1935.
Teve uma versão ampliada o DC-3 que foi fabricado em 1936 e tornou-se um sucesso de vendas,mais potente e com capacidade para transportar de 21 a 32 passageiros .
O DC-3 foi produzido em larga escala durante a Segunda Guerra Mundial.
Os primeiros aviões comerciais surgiram quase que imediatamente no pós-guerra. Motores turbojatos foram testados em carcaças de motores a pistão, tais como os Avro Lancastrian e os Vickers VC-1 Viking.sendo este último o primeiro jato comercial de passageiros, em abril de 1948.
Os primeiros jatos comerciais construídos especificamente para tal fim, foram o britânico De Havilland Comet e o canadense Avro Jetliner.
O primeiro entrou em produção e serviço comercial, enquanto o segundo não. Todavia, o Comet foi prejudicado por problemas de fadiga de metal e problemas de controles,o que provocou vários acidentes.
Os jatos não substituíram imediatamente os motores a pistão e muitos projetos usaram motores turbohélices em vez de turbojato ou do turbofan posterior.
Os jatos não substituíram imediatamente os motores a pistão e muitos projetos usaram motores turbohélices em vez de turbojato ou do turbofan posterior.
Comet production ended in 1962.
Fonte e fotos:Voarnews
esses jatos eram realmente incriveis,como a tecnologia naquela epoca ja era avançada,para hoje estarmos a frente de nosso tempo///
ResponderExcluir