Fonte:Aviação em revista/ Por Redação
Desde 25 de agosto um cargueiro da companhia aérea nacional de cargas vem operando com uma nova tecnologia que permite maior eficiência aerodinâmica, redução nos gastos com combustíveis e diminuição na emissão de poluentes na atmosfera: os winglets.
O dispositivo instalado na asa das aeronaves permite uma redução de consumo anual na ordem dos 2 milhões de litros por aeronave, uma economia de 30% nos gastos da empresa.
A instalação dos winglets custou U$ 1,3 milhões por aeronave, valor que a empresa acredita recuperar em um ano e meio de operação. O efeito positivo para o meio ambiente também justifica o investimento da empresa.
“O winglet é uma ferramenta tecnológica que garante uma forte contribuição ao nosso programa de conservação de combustível que, adicionada a outras medidas adotadas em nossos processos operacionais, reforça o trabalho da ABSA na busca do conceito de green airline na proteção ao meio ambiente”, afirma Dario Matsuguma, diretor Técnico da companhia.
A companhia deve receber outra aeronave com o mesmo equipamento para o começo do ano que vem. O processo de instalação do dispositivo aumentou em 19 dias o tempo normal de manutenção das aeronaves.
O dispositivo instalado na asa das aeronaves permite uma redução de consumo anual na ordem dos 2 milhões de litros por aeronave, uma economia de 30% nos gastos da empresa.
A instalação dos winglets custou U$ 1,3 milhões por aeronave, valor que a empresa acredita recuperar em um ano e meio de operação. O efeito positivo para o meio ambiente também justifica o investimento da empresa.
“O winglet é uma ferramenta tecnológica que garante uma forte contribuição ao nosso programa de conservação de combustível que, adicionada a outras medidas adotadas em nossos processos operacionais, reforça o trabalho da ABSA na busca do conceito de green airline na proteção ao meio ambiente”, afirma Dario Matsuguma, diretor Técnico da companhia.
A companhia deve receber outra aeronave com o mesmo equipamento para o começo do ano que vem. O processo de instalação do dispositivo aumentou em 19 dias o tempo normal de manutenção das aeronaves.
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