Anac divulga balanço de operação de fim de ano
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu 67 autos de infração contra empresas e a Infraero por conta de problemas durante o final de ano, quando aconteceu a operação “Feliz 2009”. Desse total, 30 foram por atrasos reiterados em voos. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (10) pela agência.
A Gol/Varig recebeu o maior número de autuações (41), seguida pela TAM, com 15, pela OceanAir (3 autuações), pela Webjet e pela espanhola Iberia (uma cada). A Infraero, empresa que administra os aeroportos do país, foi notificada seis vezes.
Segundo a Anac, a Gol/Varig cumpriu as metas estabelecidas na época para solucionar os problemas identificados durante a operação “Feliz 2009.” O G1 tentou entrar em contato com a Gol e a TAM na noite desta terça, mas não teve sucesso.
Além dos atrasos, as empresas também foram notificadas por “preterição” –quando uma empresa impede o embarque de um passageiro com reserva confirmada em um voo. Do total de 67 autuações, 14 foram por esse motivo. A Anac também identificou problemas com bagagens e cancelamentos nos aeroportos.
Essas autuações serão verificadas por uma junta de julgamentos da agência e os notificados podem ser multados em até R$ 100 mil.
De acordo com a Anac, a operação também ajudou a reduzir os atrasos no final de ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Segundo a agência, o número de voos em atrasados em mais de meia hora caiu 14,3%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação