O Atlantis tocou o solo às 6h56, horário de Brasília, e fez um pouso suave na pista do Centro Espacial Kennedy, no estado americano da Flórida.
A era dos ônibus espaciais americanos, iniciada há três décadas, chegou ao fim nesta quinta-feira (21), com o pouso da nave Atlantis.
Ainda estava escuro, quando o ônibus espacial se aproximou da terra. O Atlantis tocou o solo às 6h56, horário de Brasília, e fez um pouso suave na pista do Centro Espacial Kennedy, no estado americano da Flórida.
Não foi apenas o desfecho de uma missão de 13 dias no espaço que levou mantimentos e equipamentos para estação espacial internacional.
O comandante Chris Ferguson se emocionou: "obrigado, Columbia, Challenger, Discovery, Endeavour e a nossa nave, Atlantis." Ele se referia à frota de ônibus espaciais. O pouso do Atlantis marcou o fim de uma era que durou 30 anos.
Uma história de sucessos, por ter posto em órbita o supertelescópio Hubble, que permitiu ao homem ampliar a visão além da nossa galáxia.
Mas também de tragédias, com as explosões das naves Challenger e Columbia.
Com a recessão nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama cortou o orçamento da Agência Espacial Americana. A Nasa acabou com o programa das naves especiais. Foram 135 missões. Cada uma custou, pelo menos, U$S 450 milhões.
A recessão provocou crise também na pesquisa espacial americana. As missões à estação internacional vão continuar. Mas agora os astronautas americanos terão que pegar carona com os russos, viajando na cápsula Soyus.
Já o Atlantis, depois do pouso desta quinta-feira (21), vai virar peça de museu.
Fonte:G1/Vídeos:NASAtelevision
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação