Lula defende compra de novo avião presidencial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje a compra de um novo avião para as viagens de sua sucessora Dilma Rousseff.
Em entrevista realizada durante visita ao Maranhão, ele argumentou que a aeronave atual, um Airbus-319, não tem autonomia de voo suficiente para longos percursos.
"Não tem porque não comprar", disse.
No canteiro das obras da usina hidrelétrica de Estreito, na divisa do Maranhão com Tocantins, ele aproveitou para ironizar as críticas à decisão tomada no início de seu governo de adquirir o Airbus-319.
Esse avião, batizado pelo Planalto de Santos Dumont e pela imprensa de "Aerolula", poderá, no próximo governo, ser substituído por uma aeronave mais eficiente.
"Acabou aquela bobagem do 'Aerolula'", disse. "Agora, estou chateado porque vou deixar a Presidência e não levar o avião comigo."
Nota do Blog:O "Aerolula"aeronave ACJ-319,com designação na FAB de VC1A, batizado de Santos-Dumont foi comprado em janeiro de 2005, por US$ 56,7 milhões.
Alegando os gastos dos aviões presidenciais da época, o Governo Brasileiro resolveu comprar uma aeronave mais moderna para usá-la em viagens oficiais a países mais distantes do Brasil, como Estados Unidos, França, Inglaterra e China.
Com a compra, o governo estipulou economizar anualmente US$ 5,2 mi em relação ao que gastava com o fretamento de aviões comerciais para longas viagens.
Com a compra, o governo estipulou economizar anualmente US$ 5,2 mi em relação ao que gastava com o fretamento de aviões comerciais para longas viagens.
O Sucatão
O antigo avião apelidado por todo o país de Sucatão tinha ainda o sério inconveniente de sofrer restrição de pouso em muitos aeroportos internacionais, por não mais enquadrar-se na legislação internacional (elevado ruído e poluição dos gases), tendo o Governo de pagar multas e sobretaxas, o que constrangia a República durante as viagens em virtude da sua defasagem.
Segundo a FAB, o gasto com uma viagem no Airbus chega a ser 71% menor, o que significaria uma economia de mais de US$ 5 mil por hora de vôo.
A hora de vôo do Santos Dumont custaria US$ 2.100, enquanto o Sucatão custaria até US$ 7.300.
Assim, a estimativa do governo é que em 11 anos se tenha o retorno do valor gasto com a compra da aeronave.
Ou seja uma aeronave com apenas quatro anos de uso que mal se pagou e já querem trocar ,como se troca de carro usado para um carro mais novo do "ano"...
Infelizmente ,nosso presidente não tem mesmo noção do dinheiro que se gasta ou melhor dinheiro este do contribuinte...
mas como dizem:" O povo tem o político que merece ,para quem elegeu Tiririca como deputado Estadual mais votado ,só temos é que lamentar e assistir eles (Governantes) brincarem com nosso dinheiro e no fim das contas sair rindo .
Segundo a FAB, o gasto com uma viagem no Airbus chega a ser 71% menor, o que significaria uma economia de mais de US$ 5 mil por hora de vôo.
O valor equivale a uma economia de US$ 5,2 milhões por ano.
A hora de vôo do Santos Dumont custaria US$ 2.100, enquanto o Sucatão custaria até US$ 7.300.
Assim, a estimativa do governo é que em 11 anos se tenha o retorno do valor gasto com a compra da aeronave.
Ou seja uma aeronave com apenas quatro anos de uso que mal se pagou e já querem trocar ,como se troca de carro usado para um carro mais novo do "ano"...
Infelizmente ,nosso presidente não tem mesmo noção do dinheiro que se gasta ou melhor dinheiro este do contribuinte...
mas como dizem:" O povo tem o político que merece ,para quem elegeu Tiririca como deputado Estadual mais votado ,só temos é que lamentar e assistir eles (Governantes) brincarem com nosso dinheiro e no fim das contas sair rindo .
Favor contactar maia_mario@yahoo.com.br , a foto do KC-137 foi tirada por mim em Campo Grande-MS e não verifiquei os devidos creditos.
ResponderExcluirgrato
Mario Maia