02/12/2010

Lufthansa e Airbus lançam os primeiros voos de passageiros do mundo com biocombustível

Lufthansa e Airbus lançam os primeiros voos de passageiros do mundo com biocombustível


Um significativo passo à frente em direção à aviação sustentável.

No primeiro semestre de 2011, a Lufthansa lançará os primeiros voos comerciais regulares do mundo usando biocombustível, com uma aeronave Airbus A321 equipada com dois motores IAE (International Aero Engines).

Os voos diários entre Hamburgo e Frankfurt serão os primeiros do mundo a usar biocombustível feito de 50% de HVO (Hydrotreated Vegetable Oil ou Óleo Vegetal Hidro-tratado, em português).

Quando consumido, um combustível derivado da biomassa emite o CO2, absorvido naturalmente durante o crescimento da respectiva planta, ajudando assim a neutralizar as emissões gerais desse gás.

Os voos diários começarão em abril de 2011 e, inicialmente, continuarão por um período de seis meses como parte do projeto R&T “Burn Fair”, destinado a estudar o impacto a longo prazo dos biocombustíveis sustentáveis, no desempenho dos aviões.

A função da Airbus é fornecer assistência técnica e monitorar as propriedades do combustível.

“Nós vemos grandes oportunidades a utilização de querosene biosintético. Mas primeiro, estamos adquirindo experiência com ele praticando diariamente.

De fato, a Lufthansa é a primeira companhia aérea do mundo a utilizar biocombustível durante os voos. Esse é mais um passo consistente na estratégia de sustentabilidade, a qual a Lufthansa vem procurando há anos com sucesso”, disse Wolfgang Mayrhuber, CEO da Lufthansa.

“Sendo pioneiros nessa área, estamos muito orgulhosos porque a nossa tecnologia de diesel renovável é capaz de atender aos mais estritos padrões de qualidade para ajudar a suprir as necessidades da aviação, pois essa tecnologia tem um grande potencial para o futuro”, disse Matti Lievonen, Presidente e CEO da Neste Oil.

“Os voos diários com biocombustível representam um significativo passo à frente na nossa busca de um futuro sustentável para a aviação. A Airbus está reunindo produtores de matérias-primas, refinarias de combustíveis e companhias aéreas, e com o anúncio de hoje dos voos com passageiros, demos mais um passo à frente para torná-lo realidade”, disse Tom Enders, Presidente e CEO da Airbus.

O biocombustível está sendo fornecido pela Neste Oil, da Finlândia, sob um acordo a longo prazo com a Lufthansa.

O combustível só será produzido a partir de matérias-primas sustentáveis, para se certificar que as bio matérias-prima não competem por alimentos, água ou terra. Além disso, a Neste Oil é membro da RSB (Roundtable on Sustainable Biofuels ou Mesa-redonda sobre Biocombustíveis Sustentáveis, em português) e da RSPO (Roundtable on Sustainable Palm Oil ou Mesa-redonda sobre Óleo de Palmeira Sustentável, em português).

A procura da Airbus pelos combustíveis alternativos tem como objetivo tornar os combustíveis alternativos sustentáveis uma realidade para a aviação, reunindo as partes interessadas de uma forma social e industrialmente sustentável.

Além dos seus esforços com outras companhias aéreas, tais como o recente primeiro voo com biocombustível na América Latina, realizado em 22 de novembro, em outubro de 2009, um avião da Airbus realizou o primeiro voo comercial com 50% de GTL (gás liquifeito) e, em fevereiro de 2008, um Airbus A380 completou com sucesso o primeiro voo do mundo com um avião comercial usando GTL. | www.airbus.com


Fonte:Potal Fator Brasil

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