Boeing retoma os testes com 787 Dreamliner
A Boeing informou que retomou as atividades dos voos de testes de seus 787 Dreamliners no final do dia 23.
A empresa instalou uma versão modernizada desenvolvida internamente de um programa do sistema de distribuição de energia e conduziu um rigoroso conjunto de testes e revisões para confirmar que a aeronave ZA004 estivesse pronta para retomar os voos, a primeira das seis aeronaves de testes a voar novamente.
“Inicialmente, nós retomamos uma série de testes na empresa que serão completados no programa de testes de voo. Estes testes serão posteriormente utilizados para os testes de certificação,” disse Scott Fancher, vice presidente e gerente geral do programa 787.
Os testes realizados na quinta-feira(23) incluiram a utilização intencional da Ram Air Turbine (RAT), a qual é uma pequena turbina que é utilizada quando uma fonte de energia de backup é exigida.
“Assim que retomarmos os testes de voo e determinarmos o ritmo das atividades, nós estaremos focados no desenvolvimento de uma nova programação de entrega,” adicionou. “Nós esperamos completar nosso estudo do cronograma em janeiro.”
Etenda como funciona a Ram Air Turbine
A aeronave torna-se então um legítimo planador, e pode alcançar uma certa distância, que depende principalmente da altura em que se encontra.
Um jato comercial tem um desempenho de planeio muito bom, graças à sua "limpeza" aerodinâmica", e pode alcançar grandes distâncias, desde que esteja bem alto quando os motores pararem.
A maior dificuldade para a tripulação manter o avião em voo é a perda dos diversos sistemas que dependem dos motores para funcionar. Todos os grandes aviões a jato possuem um motor auxiliar, a APU - que conseguem fazer funcionar, ainda que precariamente, esses sistemas, mas em muitos casos a parada dos motores deve-se à falta de combustível, e aí até mesmo a APU deixa de funcionar.
Os projetistas aeronáuticos, então, conceberam um último recurso de salvação nesses casos extremos: a RAT -
A RAT é uma pequena turbina, geralmente instalada na barriga do avião, que fornece energia suficiente para permitir o funcionamento dos sistemas essenciais ao controle da aeronave, no caso de perda total de potência.
Essa turbina é acionada pelo vento relativo, que resulta da velocidade aerodinâmica da aeronave Embora não gere tanta energia quanto os motores ou as APU, a RAT permite o funcionamento de controles hidráulicos ou elétricos de voo e o funcionamento da instrumentação essencial ao voo.
No caso dos aviões cujas RAT girem apenas bombas hidráulicas, eles são equipados com motores hidráulicos que, por sua vez, acionam os geradores elétricos.
“Assim que retomarmos os testes de voo e determinarmos o ritmo das atividades, nós estaremos focados no desenvolvimento de uma nova programação de entrega,” adicionou. “Nós esperamos completar nosso estudo do cronograma em janeiro.”
Fonte:CAVOK;hangardoheinz;video:Youtube.com/fotos:oregonlive;flightglobal
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