06/12/2010

WikiLeaks- EUA veem minérios brasileiros como recursos estratégicos

WikiLeaks- EUA veem minérios brasileiros como recursos estratégicos



O site WikiLeaks divulgou nesta segunda-feira (06), uma lista secreta de locais estratégicos para os EUA que incluem cabos submarinos e jazidas de nióbio e manganês no Brasil.

Um telegrama diplomático de 2009 pede às missões do país pelo exterior que atualizem uma lista de infraestrutura e recursos pelo mundo "cuja perda poderia impactar criticamente a saúde pública, a segurança econômica e/ou a segurança interna dos EUA".

Nota:Os Gringos (EUA) sempre estão de olho nas riquezas de algum país .

Parecem vampiros que sugam as riquezas e depois abandonam a mingua

  • No oriente médio roubam o petróleo com pretesto de libertação e democracia.
  • Qerem atacar o Irã com os mesmos pretestos,só que com um adicional ,que é o Estreito de Ormuz que facilitaria o caminho de escoamento do petróleo roubado do Iraque por empresas americanas .


  • agora estão de olho ou melhor a muito tempo estão de olho em nossas riquezas usando o discurso que a Amazônia é propriedade internacional... a tempos estamos alertando para a questão da soberania nacional,enviam para nosso território supostos missionário e ONGs com o pretesto de evangelisar e monitorar a preservação da amazônia ,quando na verdade estão é mapeando nosso território e roubando matéria prima para patentear e fabricar Fitoterápicos ,já que nosso país com uma extensa flora não explora o potencial destas riquezas ,onde sua eficácia medicinal já foram comprovadas em países como a Alemanha que faz largo uso de tais medicamentos .

  • Já instalaram uma Base Militar bem alí em nosso quintal ,na Colômbia com o pretresto de combate ao Narcotráfico e combate as FARCs.
Recentemente foi anunciado mais uma descobrata de poços de Pré Sal na Amazônia ,como os americanos não tem produção de petróleo ,e é o país que mais depente destas importações ,querem virar os Piratas do novo mundo,saqueando as riquezas ,com pressões políticas e chantagens intervensionistas para fins próprio.

Se acham os verdadeiros donos do mundo,por terem uma poderio bélico invejável acham que podem ditar as regras no quintal da casa alheia.

O presidente cubano, Fidel Castro, denunciou que os Estados Unidos estão criando um "dispositivo militar" para "deter" o movimento político na América Latina e intervir "inclusive no Brasil".

Castro afirmou que Washington tem "uma mentalidade intervencionista" e planeja "entrar na Bolívia quando for preciso, e intervir inclusive no Brasil".


  • Os Estados Unidos "andam buscando bases e criando dispositivos militares para deter a América Latina com as armas", disse Castro ao comentar o envio de 400 soldados americanos ao Paraguai.( Agência France Presse).
A décadas os EUA vem criando meios de intervir em políticas internas de outros países ,vide Venezuela ,onde os EUA mantem uma "ONG" supostamente para espionar os passos e a política interna da Venezuela de Hugo Chaves, ONG esta que vem recebendo bilhões em investimentos da CIA ,investimentos estes que financiaram inclusive as tentativas de golpe de estado naquele país.

Lembram da Guatemala, onde houve uma Ditadura que durou de 1960 à 1996 , contou com a ajuda dos EUA.

  • Lula:" 4ª Frota dos EUA está quase em cima do pré-sal"

Ao abordar a necessidade de reforçar a Marinha para defender o petróleo do pré-sal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva advertiu que a 4ª Frota naval dos Estados Unidos está "quase em cima" das grandes reservas descobertas na costa brasileira.

"A Marinha joga um papel importante para proteger o nosso pré-sal, porque os homens já estão aí com a 4ª Frota quase em cima do pré-sal", disse Lula em discurso na cerimônia de batismo da plataforma P-53, em Rio Grande (RS).

Desativada há mais de 50 anos, a 4ª Frota dos EUA foi restabelecida em junho deste ano com o propósito anunciado de combater o tráfico de drogas, auxiliar em desastres naturais e atuar em missões de paz na América Latina e no Caribe.

Mas seu retorno foi recebido com ceticismo na América Latina, onde a presença militar americana é vista por muitos como ameaça à soberania da região.

"A nossa Marinha tem que ser a guardiã das nossas plataformas em alto-mar para fiscalizar esse patrimônio, porque daqui a pouco chega um espertinho aí e fala: Isso é meu, está no fundo do mar mesmo, ninguém sabe, isso é meu", acrescentou Lula.

A descoberta da camada pré-sal pela Petrobras, em novembro, reforçou a necessidade de o Brasil melhorar a defesa de sua costa.

Fonte:Estadão;Reuters;France Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação