21/09/2009

Um treinador ou um caça leve?

EADS MAKO

Um treinador ou um caça leve?





DESCRIÇÃO

O Mako é um jato de treinamento, com desempenho acima do normal. Ele é supersônico, e possui uma manobrabilidade típica de um caça, além de estar previsto no projeto, uma série de aviônicos e armamentos, que tornarão flexível, as funções e missões desse interessante jato.

Como jato de treinamento, a versão biplace será mais rápido, ágil e com melhor potência que o clássico hawk, que já possui uma versão de combate, porém, sem a capacidade de vôos supersônicos.

Está prevista uma versão monoplace que executará exclusivamente missões de combate, que está sendo oferecida em diversos países que necessitam de um novo caça, mas que possuem pouca verba para adquirir um caça com melhor desempenho.


Acima: Um mockup do Mako em exposição em uma feira aérea. Notem odesenho inspirado em soluções para furtividade.

O Brasil, já recebeu visitas da EADS, que ofereceu o Mako para o já cancelado programa FX da força aérea brasileira. Esse fato acabou sendo mais uma jogada de marketing do fabricante, já que, na prática o Mako não teria condições de sobreviver na concorrência brasileira do FX, porque os concorrentes são caças de altíssimo desempenho, como o Su-35 Super Flanker, o F-16...etc.

Mas temos que reconhecer que a relação custo benefício desse caça é muito boa, e pode colocar uma melhoria considerável em muitas forças aéreas menos desenvolvidas e que poderiam ter no Mako uma solução de ultima geração e baixo custo.

O Mako está sendo projetado seguindo diretrizes para torná-lo muito difícil de se detectar, e por isso pode-se notar que ele lembra de leve o F-35 do programa JSF americano, que é uma aeronave stealth.

A configuração das asas, que possuem flaperons, ou seja, um flap que usado como um aileron em situações de combate, dão a esse pequeno caça, uma agilidade formidável, e por isso é esperado um certo sucesso comercial para esse avião.

O Mako, embora não seja um caça de primeira linha, pode ser usado de forma eficaz nas tarefas de combate, principalmente em países que sofram baixas e médias ameaças. Em países como os da América do sul, acredito eu, são os mais indicados para o uso desse caça porque não se vê tensões sérias, e a aviação encontrada nesses, teria muita dificuldade em sobreviver em combate contra o Mako.


Acima: Um desenho do Mako da força aérea alemã. Embora este avião seja um projeto de uma aéronave de treinamento, seu desenho e desempenho permitem o seu uso em combate com eficiência.

O Mako poderá usar uma variedade de radares que disponiveis ao gosto do cliente. Os radares que podem ser instalados no Mako são o AN/ APG-67 norte americano, O Thales RD-400 frances ou o Britanico Bluehawk, sendo todos multimodo. Esses radares são capazes de detctar um avião do tamanho de um caça a 80 km aproximadamente.

Acima: O cockpit do Mako será bastante simplificado com 3 grandes displays de cristal liquido multifuncionais. Além de facilitar a adaptação dos novos pilotos em treinamento para quando forem para os caças de primeira linha, ainda permite o seu uso tatico em combate.

O armamento do mako será composto pelos misseis de combate aéreo de curto alcance IRIS-T, AIM-9X, Asraam além dos mísseis de médio alcance AIM-120 Amraam, MICA e Meteor. Para ataque a alvos de superficie, o Mako será compativel com os misseis AGM-65 Maverik, Taurus e misseis anti-navio como o AM-39 Exocet. Ainda para atacar alvos terrestres, serão transportado bombas MK-82 em suas diversas versões. Um canhão Mauser BK-27 em calibre 27 mm, igual ao usado pelo caça JAS-39 Gripen, pode ser instalado caso o cliente assim queira.

Acima: Uma vista da frente com este mockup do Mako mostra seu desenho com uma aérodinamica limpa e com poucos angulos retos diminuindo a sua sessão cruzada de radar.
A motorização do Mako ainda não foi decidida, mas estão sendo estudados os motores EJ-200 do Typhoon, e o F-404 do F18. Ambos os motores dariam potência coerente com as missões de combate que esse caça deverá assumir quando entrar em serviço. Concluindo, o Mako, é uma alternativa de baixo custo, para manter as defesas aéreas dos países com menor orçamento militar com uma efetiva capacidade de defesa. É obvio que esse projeto se beneficiou dos avanços tecnológicos da industria aeronáutica que conseguiu projetar um pequeno caça, que executa tarefas normalmente desempenhadas por aviões maiores e mais caros.

Acima: Um desenho em tres dimensões do Mako. Notem que o desenho principal mostra um modelo monoposto, que seria usado para missões de caça leve

FICHA TÉCNICA DE DESEMPENHO
Velocidade de cruzeiro: mach 0,80
Velocidade máxima: mach 1,30
Razão de subida: *8000m/min
Potência: 0.95
Taxa de giro: *24º/s
Razão de rolamento: 270º/s
Raio de ação/ alcance: *750km/ 1500km
Alcance do radar: *80km
Empuxo: 9000kgf
DIMENSÕES
Comprimento: 13m
Envergadura: 9m
Altura: 3,50m
Peso: 6500kg
ARMAMENTO
Ar Ar: Míssil AIM 9 Sidewinder, Iris T, AIM120 Amraam, Mica, AIM132 Asraam.
Ar Terra: Míssil Maverick, brimstone, Bombas GBU12 Paveway 2.
Interno: Provavelmente um canhão BK27 de 27mm da Mauser.

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