10/09/2009

RAFALE PODE BENEFICIAR A AVIAÇÃO NAVAL "MB"

ESCOLHA DO RAFALE PODE BENEFICIAR A AVIAÇÃO NAVAL "MB"



rafale-naval

A Marinha do Brasil também poderá lucrar com a escolha do caça Rafale para a FAB. Um lote de Rafales F1 poderá ser adquirido pela MB, pois a aeronave já operou no PA Foch (atual NAe São Paulo).

O Rafale pode operar no navio-aeródromo brasileiro configurado para operações de defesa aérea (CDF), dentro do limite de peso da catapulta e do aparelho de parada.

Se o Rafale for mesmo adquirido pela MB, a modernização dos AF-1 Skyhawk talvez possa ser cancelada.



campfoch02gd

A versão naval d caça Rafale realizou uma série de operações a bordo do PA Foch (atual NAe São Paulo), de 1993 a 1998.

campfoch04gd

Na foto acima, o Rafale na catapulta de vante do PA Foch. Observar a configuração do caça: dois tanques subalares, dois mísseis BVR MICA e dois Magic II nas pontas das asas.

campfoch01gd

Na foto abaixo, o Rafale pousando no PA Foch, com 4 mísseis MICA, um tanque ventral e dois mísseis Magic nas pontas das asas.

campfoch03gd

foch_ski-jump

Na foto acima, o Rafale decola do PA Foch usando um mini ski-jump com elevação de 1º30′, que equivalia a 20 nós a mais de vento. Com a rampa, a aeronave podia levar mais 2.000kg de carga.


rafale-foch-big


Alain Martel, ex-piloto da Força Aérea Francesa e que atua hoje na Dassault, afirmou que não existem entendimentos com a Marinha no momento, somente com a FAB através do programa FX-2.

No entanto, novamente ele citou os testes realizados pelo Rafale no antigo NAe Foch, atual São Paulo. “Se no futuro a Dassault for contactada pela MB”, prossegiu Martel, “a companhia está disposta a iniciar entendimentos para a melhor adaptação do Rafale às condições do São Paulo.

Apenas como curiosidade para os nossos leitores, existiam dois posters na sala onde ocorreu a coletiva mostrando o Rafale pousando no antigo Foch. Na foto abaixo, o Rafale aparece decolando do Foch, usando um pequeno “ski-jump” para compensar o extensão da catapulta menor.

rafale-foch


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação