09/09/2009

QUEDA DE HELICÓPTERO NO CAZAQUISTÃO

QUEDA DE HELICÓPTERO NO CAZAQUISTÃO COM DEZ VÍTIMAS


Mil Mi-8
Mil Mi-8

Dez guardas de fronteira morreram e três ficaram feridos nesta terça-feira (8) quando o helicóptero de patrulha cazaque Mil Mi-8 caiu ao perseguir suspeitos armados perto da fronteira usbeque, disseram as autoridades.

O Serviço de Segurança do Cazaquistão (KNB), que é responsável pelos guardas de fronteira no ex-Estado soviético, não deu detalhes sobre a causa do acidente em uma remota região montanhosa localizada ao sul do país.

"Os destroços queimados do helicóptero foram encontrados. A área ao redor de onde o helicóptero caiu foi totalmente pesquisada e não foram encontrados outros sobreviventes", informou a KNB em um comunicado citado pela agência Interfax.

Entre os mortos estão um coronel, dois majores, dois capitães e cinco recrutas. A nota divulgada pela KNB informa ainda que os três feridos foram levados para o hospital em Shymkent, a principal cidade da região sul do Cazaquistão.

Não foram revelados mais detalhes sobre a condição dos sobreviventes ou a causa do acidente.

As tropas se dirigiam para a fronteira com o vizinho Uzbequistão, após o Cazaquistão receber informações sobre a ação de um grupo armado ilegal na área, quando o helicóptero caiu.

"Recebemos informações do serviço de fronteira do Uzbequistão ... que seis homens armados haviam planejado atravessar ilegalmente a fronteira cazaque/usbeque", disse um oficial da KNB à AFP sob condição de anonimato.

A comunicação com o helicóptero foi perdida às 10:30 am (0430 GMT), uma vez que estava voando através de uma região montanhosa isolada, pouco antes de os funcionários do serviço florestal na Garganta Ugamsk relatarem ter visto o acidente.

Funcionários da KNB e do Ministério das Situações de Emergência se recusaram a comentar sobre a causa do acidente.

O Uzbequistão unilateralmente construir defesas em sua fronteira com o vizinho Quirguistão nos últimos meses, em meio a tensões crescentes na região volátil e uma série de incidentes fronteiriços envolvendo supostos militantes.

Diplomatas e analistas alertaram que a instabilidade crescente na região representa uma ameaça à segurança global e poderia ter um impacto negativo sobre as operações da coalizão no vizinho Afeganistão.

Tanto o Cazaquistão quanto o Uzbequistão ofereceram seu território para o trânsito de carga não militar destinadas à utilização pela coalizão liderada pelos EUA na luta contra os Talibãs e seus aliados no seu vizinho do sul.

Acidentes aéreos na região são comuns devido o envelhecimento das frotas civis da União Soviética, tendo mais de três dezenas de companhias aéreas que realizam voos regionais de operar na União Europeia.



Video :Youtube

Fontes: AFP / channelnewsasia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação