A agência espacial europeia (ESA) declarou recentemente que está a trabalhando no conceito de uma cápsula tripulada lançada apartir do lançador Ariane V.
A EADS assinou com a ESA, a Agência Espacial Européia, um contrato paradesenvolvimento de um “veículo avançado de reentrada”, “Advanced Reentry Vehicle” ou simplesmente ARV.
O veículo deverá ser baseado no ATV que a ESA lançou com sucesso em 2008 e que inclusive efetuou com sucesso o atracamento á estação espacial ISS, este veículo foi desenvolvido para servir de “mula” á estação, transortando suprimentos, entrretanto o ATV na sua versão atual, nada mais é do que um veículo descartável, que logo após a sua operação é lançado de volta e se desintegra na atmossféra terrestre.
Ao contrário deste primeiro modelo a sua variante, o ARV, deverá ser capaz de resistir às temperaturas da reentrada e logo, poderá transportar astronautas de regresso à Terra.
Segundo as previsões da ESA, o ARV tripulado deverá efetuar sua primeira missão em meados de 2015 e programado para 2025 a sua operação de reentrada com tripulações humanas…
A demora para o desenvolvimento do ARV pode ser compreendida uma vez que atualmente tanto NASA quanto A ESA efetuam o transporte de tripulações e víveres para a ISS pormeio dos ocnfiáveis módulos Russos, que tem se mostrado eficientes e econômicos.
Devido a isto fica difícil justificar um incremento no orçamento para o desenvolvimento de um veículo espacial que venha a substituir os atuais módulos, fora isto a ESA encontra-se empenhada em uma gama vasta de outros projetos como por exemplo o Aurora, a ambiciosa exploração robótica do Sistema Solar, e o orçamento da agência européia encontra-se de mesma maneira comprometido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação