Helicópteros brasileiros partem para resgatar reféns das Farc
Os aparelhos, dois Cougar, saíram da cidade amazônica levando, além de dez tripulantes cada, a senadora colombiana Piedad Córdoba, dois representantes do CICV, o bispo de Magangué, Leonardo Gómez, e membros da organização Colombianos e Colombianas pela Paz (CCP), liderada por ela.
Os helicópteros estão identificados com o emblema do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), organismo que coordena a missão humanitária.
Na sexta-feira, as Farc divulgaram um comunicado no qual ratificaram seu compromisso de libertar os dois militares, mas também que adiavam a entrega dos restos mortais do major da Polícia Julián Guevara, morto em cativeiro em 2006.
O motivo alegado pela guerrilha é que o lugar onde estão os restos de Guevara está sendo bombardeado e atacado pela polícia.
Josué Calvo, que deve ser solto no domingo, foi sequestrado em abril del 2009 e está muito doente, segundo as Farc. Um segundo refém, o suboficial do exército Pablo Emilio Moncayo, em poder das Farc desde dezembro de 1997, será entregue à mesma comissão humanitária, na terça-feira, na selva do departamento de Caquetá, segundo o cronograma divulgado pela senadora Piedad Córdoba, que negocia com as Farc e foi a única pessoa a ter acesso às coordenadas dos lugares onde os militares serão libertados.
Após a libertação de Moncayo e Calvo, restariam outros 22 militares em poder das Farc.
Os guerrilheiros negociam trocar estes homens por cerca de 500 de seus homens presos.
Fonte:Portal Terra/Com informações da agência EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação