Goodyear Aviação celebra centésimo aniversário
Empresa é única fabricante no Brasil, onde atua há 90 anos.
A Goodyear está comemorando 100 anos do inicio da produção de pneus para aviação. No mundo, a marca é hoje a maior fornecedora mundial de pneus para aeronaves comerciais, militares e aviação de utilidade geral.
Operando um negócio mundial desde a sua sede em Akron, Ohio, nos Estados Unidos, a Goodyear fabrica pneus para aviação e recauchutagem nos Estados Unidos, Tailândia, Brasil e Países Baixos.
Presente no Brasil desde 1919, a fábrica São Paulo da Goodyear, localizada no bairro Belenzinho (capital Paulista) produz e faz recauchutagem de pneus para aviação desde 1943 e é hoje a responsável pelo fornecimento de 90% da frota brasileira, incluindo aviação civil (comercial e utilidade geral) e militar.
Desde o início da operação em território brasileiro, a Goodyear Aviação tem sido a principal fornecedora desse segmento para o mercado, com investimentos em alta tecnologia, treinamentos específicos para funcionários e apoio técnico também para as empresas de aviação com visitas de assistência técnica e análises da frota.
“Fabricar pneus para aviação é um negócio específico e especializado, que requer alto conhecimento técnico e investimento em tecnologia.
A Goodyear, ao longo dos anos, trabalhou com responsabilidade e compromisso para o desenvolvimento de pneus capazes de abastecer não somente a frota brasileira como outros países, entre eles os mercados norte-americano e europeu” afirma Vanderlei M. Nazareth, gerente de aviação para América Latina da Goodyear.
Além dos pneus de aviação, a Goodyear do Brasil fabrica pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões, ônibus, pneus para equipamentos agrícolas e fora de estrada, além de materiais para recauchutagem.
A empresa possui atualmente uma rede de 150 revendedores oficiais com 900 pontos de venda em todo o País.
Uma trajetória que se confunde com a história da aviação - Em 1903, os irmãos Wright fizeram história com seu primeiro vôo bem sucedido em um avião auto-propulsado em Kitty Hawk, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Nos anos que se seguiram, tiveram grandes progressos aéreos, mas o fator aterrissagem ainda era um desafio.
O estilo esqui de seu trem de pouso , sem falar dos duros campos de aterrissagem – exigia um alto grau de habilidade e precisão.
Isso mudou em 1909, quando a Goodyear introduziu o primeiro pneu projetado para uso na aviação.
O pneu Wing Aeroplane da Goodyear foi projetado pelos engenheiros da empresa para ser leve, resistir a perfurações e ser fácil de remover.
Hoje, ao comemorar 100 anos de atuação nesta área, a Goodyear ainda fornece produtos inovadores para o setor. "Ninguém poderia prever que o negócio de aviação da Goodyear duraria 100 anos", disse Pierre Jambon, gerente geral mundial de aviação da companhia. "Mas temos prosperado fazendo as mesmas coisas que fizemos no começo: desenvolver produtos novos e inovadores para atender às necessidades de mudança da indústria aeronáutica.”
Os pneus Goodyear para aviação podem reivindicar muitos "primeiros" na indústria.
A empresa lançou o primeiro pneu recauchutável para aeronave em 1927, iniciando uma era de operações de baixo custo que ainda hoje é um processo vital na indústria de aviação.
O Goodyear Airwheel (1928) foi o primeiro pneu para aviação de baixa pressão, praticamente eliminando a necessidade de rodas por meio da montagem direta ao cubo de roda.
Em 1939, a Goodyear ampliou seu conhecimento em pneus a outras áreas da aeronáutica, produzindo aros, freios, fuselagens e outros componentes críticos para aeronaves militares. Nesse ano foi constituída a Goodyear Aircraft Company, dedicada inteiramente a estes esforços. Finalmente, a empresa desenvolveu com sucesso o primeiro piloto automático para helicópteros, introduzido durante a participação dos EUA na Guerra da Coréia e produziu a bem-sucedida aeronave Corsair.
Os períodos de paz apresentaram grandes oportunidades para a área de aviação da Goodyear. Em 1971, os astronautas americanos Alan Shepard e Ed Mitchell, da missão lunar Apollo 14, foram equipados com um tipo de carrinho para coleta de amostras na superfície lunar.
O dispositivo de duas rodas era equipado com pneus Goodyear.
Na missão seguinte, o primeiro veículo lunar levou ‘pneus’ revolucionários da Goodyear, feitos de metal de arame.
Após aquela década, a experiência da Goodyear na fabricação de pneus para aeronaves militares foi aplicada na crescente área da aviação de passageiros. Jatos executivos, como os construídos pela Lear, Gulfstream, Bombardier e Cessna, foram tornando-se cada vez mais populares. Mudando de motores à hélice para motores a jato, essas aeronaves precisavam de pneus relativamente pequenos que pudessem alcançar altas velocidades.
O pneu Flight Eagle baseado em um pneu criado para aeronaves militares de alta velocidade – tornou-se o produto escolhido, especialmente pelos fabricantes já mencionados.
Enquanto aeronaves "executivas" estavam ficando menores e mais rápidas, as aeronaves comerciais foram se tornando maiores e sendo utilizadas para o transporte de carga, além do transporte de passageiros.
Nos anos 70, a Goodyear começou a fornecer pneus para a FedEx e a Southwest Airlines. A FedEx começou utilizando jatos executivos modificados e transportando 36 mil embalagens por dia. Agora, a empresa cargueira manuseia 7,5 milhões de embarques por dia, a maioria com pneus Goodyear.
Enquanto isso, a Southwest iniciava como uma rota, ponto a ponto, de linha aérea no Texas, voando exclusivamente com pneus Goodyear. Hoje, é uma das linhas aéreas mais bem sucedidas da história e transporta mais de 100 milhões de passageiros ao ano para mais de 60 cidades da América.
Mas uma coisa permanece a mesma; toda a sua frota – hoje com mais de 500 aeronaves – utiliza apenas pneus Goodyear para aviação.
Passados 30 anos, a Goodyear focou seu desenvolvimento na aviação na rápida mutação dos segmentos de aeronaves privadas e comerciais.
Um exemplo: em 1980, o pneu Flight Custom II da Goodyear foi o primeiro pneu de construção diagonal para aeronaves produzido com fibras de Kevlar ® da marca DuPont(TM). Em 1983, a Goodyear produziu o primeiro pneu radial para aeronaves aprovado pela FAA [Federal Aviation Administration ,Administração Federal da Aviação].
Já em 1992 a Goodyear lançou-se no segmento de jatos regionais e executivos, tornando-se a fornecedora de equipamento original para a Bombardier CRJ 100/200. Em 2008, o pneu Flight Custom III da Goodyear é considerado pela Aviation Consumer, publicação especializada do setor, o pneu de melhor valor agregado para aeronaves privadas.
Hoje, a Goodyear é a maior fornecedora mundial de pneus para aviação para aeronaves comerciais, militares e aviação de utilidade geral.
Operando um negócio mundial desde a sua sede em Akron, Ohio, nos Estados Unidos, a Goodyear fabrica pneus para aviação e recauchutagem nos Estados Unidos, Tailândia, Brasil e Países Baixos.
Para outras informações sobre pneus Goodyear para aviação, recauchutagem e serviços, e para visualizar o novo logo do 100º aniversário. | www.goodyearaviation.com
Goodyear do Brasil: celebrando 90 anos no País , Em 2009, a Goodyear do Brasil está comemorando 90 anos de atuação no País.
A empresa, que conta com 3 mil funcionários no Brasil, possui três unidades industriais: em Americana, município do interior do Estado de São Paulo; na cidade de São Paulo, localizada no bairro do Belenzinho; e a unidade de materiais de recauchutagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP).
Além disso, a empresa também possui sede na capital paulista, com sete regionais de negócios de vendas no Brasil.
A Goodyear do Brasil fabrica pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões, ônibus, pneus para equipamentos agrícolas, fora de estrada e para a aviação, além de materiais para recauchutagem.
A empresa possui uma rede de 150 revendedores oficiais com 900 pontos de venda em todo o País. | www.goodyear.com.br
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