O conceito híbrido já era pesquisado na década de 60
[foto;www.gbagyros.com]
Fairey Rotodyne-1960.
O Fairey Rotodyne era um híbrido entre um helicóptero e um avião projetado e construído no final dos anos 1950 pela British Fairey Aviation .
Embora tivesse sido uma grande inovação para o mercado de aeronaves civis e militares, acabou sendo um fracasso comercial.
O Rotodyne teve um rotor impulsionado por pequenos motores a jato localizado nas extremidades de cada um dos quatro lâminas, que queimaram uma mistura de combustível e de ar comprimido .
Era acionado mecanicamente o rotor para decolagens vertical, pousos e hover (pairar) , e durante a transição de velocidade de voo baixo.
[foto:www.jefflewis.net]
Quando a aeronave está em altitude de voo e velocidade de cruzeiro,todo poder era aplicado para as duas hélices laterais gerar impulso para a frente.
Apesar de ter sido um conceito promissor, que foi completamente bem sucedido em seus vôos de teste experimental, o projeto foi finalmente cancelado quando uma combinação de política e falta de encomendas das companhias aéreas acabou condenando o projeto.
[vídeo:Enviado em 26/08/2006/por:JRaero01 - via:Youtube.com]
A grande crítica do Rotodyne era o ruído gerado pelos motores turboélice nas extremidades de suas asas. No entanto, eles só trabalhou em alta por alguns minutos, em cada fase de decolagem, quando deve contribuir para aumentar o "peso morto" da aeronave, e a fase de aterragem.
O piloto Ron Gelattly fez dois vôos sobre a área central de Londres , e várias decolagens e aterrissagens no Londres Battersea heliporto, sem queixas relatadas.
Foi realizado um programa de redução de ruído, que tinha sido reduzido a um desejável de som 96 dB , a uma distância de 180 metros(um nível mais baixo do que a gerada por um trem do metrô de London Underground ) .
Mesmo antes de ser definitivamente encerrado ,silenciadores foram instalados na saída de dutos de escapamentos de seus motores, tornando possível reduzir o som para uma extensão ainda maior. Afinal, era a falta de financiamento adequados e ruído excessivo que acabou matando o projeto do Rotodyne.
Fonte:diarreianaweb.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação