Emoção marca comemoração dos 79 anos do CAN no RJ.
Desfiles, exposição de aeronaves e, sobretudo, emoção.
Com esses ingredientes foi comemorado hoje (11/6), na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro, os 79 anos de existência do Correio Aéreo Nacional (CAN).
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, assim como outras autoridades do Comando da Aeronáutica, estiveram presentes à solenidade militar que também homenageou o Dia da Aviação de Transporte.
Em sua mensagem, o Comandante da Aeronáutica lembrou que o amor ao próximo e o senso do dever de um grupo de visionários deram asas ao símbolo máximo da integração de crenças, sotaques e culturas da nação brasileira constituindo-se no maior legado deixado pelos heroicos pioneiros do Correio Aéreo Nacional.
[foto:www.oxygino.com]
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Também salientou a evolução dos meios aéreos que permite vislumbrar o futuro emprego dos KC-390 na aviação de transporte, ampliando a capacidade logística, de mobilidade da tropa e de apoio aos brasileiros em todo o território nacional.
Uma das atrações foi a exposição "Redescobrindo o Brasil".
[foto:www.e-voo.com]
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O acervo, montado no hangar do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), contou a evolução da trajetória do CAN por meio de painéis fotográficos e peças antigas como jaquetas e macacões de voo.
O desfile do avião Curtiss Fledgling K-263, utilizado na primeira missão do CAN, proporcionou uma volta ao passado.
Na ocasião, houve também a imposição da medalha mérito operacional Nero Moura a 12 comandantes de unidades aéreas de transporte da FAB.
O Coronel Neri Nascimento conduziu o estandarte do Comando de Transporte Aéreo (COMTA) no desfile da tropa, formado à frente do grupamento pelos veteranos do Correio Aéreo Nacional, encerrando a cerimônia comemorativa.
HISTÓRIA
[foto:Aerojor]
O CAN realizou sua primeira missão no dia 12 de junho de 1931. Um malote com duas cartas deveria ser entregue à sede dos Correios e Telegráfos em São Paulo pelos Tenentes Nelson Freire Lavénère Wanderley e Casemiro Montenegro Filho.
Para cumprir o objetivo os militares decolaram do Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, a bordo do biplano Curtiss Fledgling K-263 com destino ao Campo de Marte, na capital paulista. Como não conseguiram localizar o aeródromo, pousaram no Jockey Clube Paulista da Mooca e completaram a tarefa a pé.
A partir daí iniciava-se a verdadeira saga que, além do transporte de passageiros levou, sob suas asas, solidariedade e ajuda humanitária aos mais distantes rincões do País. Inaugurava-se, assim, o Correio Aéreo Militar. Idealizado pelo então Ministro da Guerra, General José Fernandes Leite de Castro, o Correio Aéreo Militar surgiu imbuído do espírito de "fazer o que a Nação precisa".
Sob o comando do então Major Eduardo Gomes, o Correio Aéreo Militar expandiu-se pelo interior do país.
Com a criação do Correio Aéreo Naval em 1934, as linhas da Aviação Militar multiplicaram-se pelo Centro-Sul. O recebimento de aeronaves mais modernas e a marcação de novos campos de pouso possibilitaram a descoberta dos caminhos para a mais remota das regiões: A Amazônia.
O evento teve uma programação extensa de atividades e começou às 8h30 com uma missa de ação de graças em memória ao CAN, rezada pelo Arcebispo Militar Dom Osvino José Both. Já às 10 horas, ocorreu a solenidade militar no pátio operacional da BAAF, na qual foi prestada uma homenagem ao Major-Brigadeiro-do-Ar da Reserva José Rebelo Meira de Vasconcelos.
Um desfile aéreo com aviões Hércules C-130 e Amazonas C-105 cruzou o céu da Base dos Afonsos durante a cerimônia.
Em 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica, houve a fusão dos Correios Aéreos Militar e Naval, e surgiu o Correio Aéreo Nacional (CAN).
Atualmente, o Centro do Correio Aéreo nacional (CECAN) é o órgão central do Sistema do Correio Aéreo Nacional (SISCAN).
A instituição gerencia 24 postos do CAN e 19 Elementos CAN (nas localidades onde não há postos) espalhados pelo território brasileiro, sendo o responsável pela coordenação, controle e assessoramento técnico e normativo de toda estrutura de recursos materiais e humanos componentes do sistema.
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