HISTÓRIA DA AVIAÇÃO - De Havilland DH 98"Mosquito"
[foto:worldofwarplanes.ru]
De Havilland DH 98 "Mosquito" - foi um avião britânico projetado como bombardeiro pela De Havilland, em 1938 e usado pela RAF durante a II Guerra Mundial.
O ministério do ar não demonstrou interesse no aparelho, e o arquivou. Só depois do início da guerra em 1940 foi permitido ao construtor começar a produção.
[foto:www.wwiivehicles.com]
O primeiro protótipo construído secretamente em Salisbury Hall voou pela primeira vez a 25 de Novembro de 1940.
Quando o aparelho foi demonstrado aos céticos militares e oficiais do governo, estes ficaram impressionados que este bombardeiro possuía uma manobrabilidade de um caça, atingindo uma velocidade máxima de 650 km/h.
Terminados os testes oficiais começou a produção em série em Junho de 1941.
[foto:www.eaa.org]
[foto:www.eaa.org]
A utilização de madeira trazia algumas vantagens como tornar a estrutura da aeronave muito resistente, conservando sua integridade geral em caso de avaria da estrutura ou da fuselagem.
[foto:imgur.com]
A primeira operação foi um reconhecimento fotográfico sobre Brest, La Pallice e Bordéus a 20 de Setembro de 1941 e que foi um sucesso.
O único Mosquito utilizado conseguiu escapar dos três Messerschmitt Bf 109 que tentaram abatê-lo. A versão seguinte a de bombardeiro, foi designada Mosquito B.MK.IV. As entregas começaram em Novembro de 1941 equipando o Esquadrão Nº105, baseado em Swanton Morley, Norfolk.
[foto:Bristol Blenheim/por:commons.wikimedia.org]
O inverno serviu para as tripulações se familiarizarem com o avião, que era bastante diferente do seu antecessor, o Bristol Bleheim, muito mais lento.
Também houve uma versão de caça noturno, carregando um radar e armamento de quatro metralhadoras de 7,7 mm no nariz.
[foto:www.clubhyper.com]
O Mosquito NF.MK.II entrou em serviço no Esquadrão Nº158, tendo realizado seu primeiro ataque em Abril de 1942. A seguir equipou o Esquadrão Nº23, sendo a primeira unidade a operar o Mosquito no Mediterrâneo, baseado na ilha de Malta, em Dezembro de 1942.
Foi também exportado para União Soviética, França, Nova Zelândia, Turquia, Jugoslávia e produzido nas fábricas da De Havilland no Canadá e na Austrália.
O número total de produção foi de 7.781. Muitos exemplares continuaram a prestar serviço na Royal Air Force (RAF) após a guerra.
Fonte:Wikipédia/vídeos:EvilFingers-via:Youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação