Aeronaves da Azul utilizarão avançado sistema de navegação
A Azul Linhas Aéreas em parceria com a GE, está homologando seus jatos Embraer com um avançado sistema de navegação, chamado Required Navigation Performance (RNP-AR, Performance de Navegação Requerida).
Esse sistema, que tem tecnologia orientada por satélite, objetiva uma otimização nos procedimentos de aproximação e pouso, aumentando significantemente a segurança e diminuindo o trajeto da aeronave, o que traz uma série de benefícios como a redução de ruídos, de atrasos, do tempo de viagem, além de um menor gasto com combustível, o que torna as operações da companhia mais sustentáveis.
As aeronaves da Azul devem ser certificadas com o novo sistema até o fim deste ano.
A Azul está entre as empresas do setor aéreo brasileiro a trabalhar para adotar tal sistema, que será utilizado inicialmente para pousos no Aeroporto Santos-Dumont (RJ).
Por iniciativa do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), o aeroporto fluminense já recebeu a certificação e, com isso, a companhia poderá operar com mais precisão, mesmo que em condições meteorológicas adversas, evitando atrasos e cancelamentos.
Com a expectativa de um aumento significativo no volume de passageiros nos terminais do país, sobretudo em função da Copa do Mundo e Olimpíadas, soluções como essa devem ser cruciais para garantir melhor gerenciamento do espaço aéreo. "Esses eventos vão trazer milhares de espectadores ao Brasil, os quais poderão contar com um transporte aéreo mais eficiente e pontual", afirma Giovanni Spitale, gerente geral de Serviços de Desempenho de Navegação (PBN) da GE.
Após o processo de certificação pela Agência Nacional da Aviação Civil, a companhia adotará o novo procedimento em seus voos.
Fonte:C&R Editora
Foto:airfln.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação