11/11/2010

Aeroporto Internacional de Cabo Frio comprova sucesso de gestão privada

Aeroporto Internacional de Cabo Frio comprova sucesso de gestão privada

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O Aeroporto de Cabo Frio é um dos três aeroportos públicos brasileiros administrados pela iniciativa privada. Desses três (os outros dois são Juiz de Fora e Porto Seguro), é o único internacional com voos regulares de carga e de passageiros.

O Aeroporto de Cabo Frio conta com um pátio para aeronaves de 30.400 metros quadrados, além de 60 mil metros quadrados de área alfandegada (importação de cargas) e um galpão coberto de 16 mil metros quadrados. Está estrategicamente localizado a apenas 60 Km de Macaé, onde se concentra a indústria do petróleo; e a 140 Km do Rio, 550 Km de São Paulo, 530 Km de Belo Horizonte e 400 Km de Vitória.

Sua pista tem 2.560 metros de comprimento por 45 metros de largura – maior do que a do Santos Dumont e a de Congonhas – o que tem permitido que os maiores aviões de carga do mundo operem em Cabo Frio, como o Antonov, o Boeing 747 “nose door” (Jumbo), os Beoings 777 e 767, o MD-11 e o DC-10 [fotos no site www.aeroportocabofrio.com.br].

Graças ao seu entreposto alfandegário e à sua grande área de armazenagem, o aeroporto consolidou-se como base para a importação de equipamentos destinados à indústria petrolífera de Campos, sediada em Macaé. Mais de 80 empresas, a grande maioria de multinacionais, utilizam o aeroporto com esse propósito.

A cifra recolhida em tributos no ano passado é superior a todos os investimentos públicos e privados feitos no Aeroporto desde 1998, ano de sua inauguração.

O Poder Público (governos federal, estadual e municipal), investiu aproximadamente R$ 50 milhões em pistas, pátios de aeronaves, desapropriações e o primeiro módulo do terminal de passageiros.

Já a Costa do Sol Operadora Aeroportuária, empresa que administra o aeroporto por meio de concessão, investiu aproximadamente R$ 30 milhões no terminal de cargas, na ampliação do terminal de passageiros, instalações administrativas, estacionamento de veículos, e no sistema viário interno.

O Aeroporto Internacional de Cabo Frio teve um crescimento de 65% em volume de cargas de 2008 para 2009, o que resultou em um faturamento de R$ 40 milhões, apesar da crise mundial. Em 2007, a receita bruta do aeroporto era de pouco mais de R$ 9 milhões.

Em 2008, a cifra aumentou para R$ 14,5 milhões, chegando aos R$ 40 milhões no ano passado, mais do que o dobro do ano anterior.

Em volume, foram transportadas 15,7 mil toneladas em 2009, contra 9,5 mil toneladas em 2008. Também em 2009, o aeroporto movimentou, em carga, mercadorias no valor de US$ 525 milhões, o que gerou uma receita tributária de R$ 157 milhões.

Transferido à Iniciativa privada (Costa do Sol Operadora Aeroportuária) por meio de licitação em março de 2001, com prazo de concessão de 22 anos, o aeroporto consolidou-se como um importante hub logístico, capaz de movimentar e desembaraçar com agilidade mercadorias que chegam do Brasil e do exterior não apenas por via aérea como também por rodovia, provenientes de outros aeroportos e portos.

Em terrenos contíguos ao aeroporto, há 2,2 milhões de metros quadrados de área destinada à instalação de indústrias, dentro do conceito “Aeroporto Indústria”, que conta com incentivos fiscais, como financiamento de ICMS nos programas Rio Portos, Rio Infra e Porto Seco.

Atualmente, o aeroporto opera com voos comerciais regulares, internacionais e nacionais, de carga e de passageiros, ligando Cabo Frio a Miami, Montevidéu, Buenos Aires, Santiago, São Paulo e Belo Horizonte.

No segmento de passageiros, empresas como as brasileiras TAM e Trip e ainda Andes (Argentina), Lan (Chile) e Pluna (Uruguai) operam no aeroporto. No segmento de cargas operam empresas como a Absa e a Kalitta Air.


Fonte:Página Inicial

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