16/11/2010

Lucro da TAM dispara a R$740 mi no 3o tri

Lucro da TAM dispara a R$740 mi no 3o tri

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SÃO PAULO - A companhia aérea TAM teve lucro líquido de 740 milhões de reais no terceiro trimestre, alta ante o ganho de 228,4 milhões de reais obtidos no mesmo período do ano passado.

Em termos ajustados, o ganho do trimestre encerrado em setembro somou 300,5 milhões de reais, crescimento de 31,6 por cento no comparativo anual.

Depois de verificar uma expansão na demanda doméstica de 25 por cento até outubro, a TAM resolveu atualizar suas projeções: de crescimento entre 14 e 18 por cento para entre 22 e 25 por cento.

"Estamos operando com taxas de ocupação acima das estimativas tanto no mercado doméstico quanto no internacional.

No mercado doméstico devemos encerrar o ano praticamente em linha com as estimativas, enquanto no internacional a estimativa deve ser superada", afirma a TAM no balanço.

A taxa de ocupação prevista para 2010 é de 66 por cento no mercado doméstico, enquanto a realizada até outubro foi de 67 por cento.

Nos voos internacionais, a taxa era de 80 por cento até o mês passado.

Segundo a Economatica, o resultado da TAM, de 436,8 milhões de dólares, no terceiro trimestre, é o maior obtido pelas companhias aéreas das Américas no período, ficando acima dos 387 milhões de dólares da controladora da United Airlines, UAL Corp, de 387 milhões.

A maior companhia aérea do país, que tem sofrido concorrência mais intensa de grupos de menor porte que estão se aproximando de participação de 20 por cento no mercado doméstico, encerrou o terceiro trimestre com receita líquida de 2,94 bilhões de reais, expansão de 23,4 por cento sobre um ano antes.

A alta se deu apesar de um recuo no índice yield, que mede os preços das tarifas, de 10,2 por cento no mercado doméstico, para 18,6 centavos de real.

"A redução de yield no mercado doméstico é reflexo do aumento de passageiros viajando a lazer no sistema, que compram suas passagens com antecedência e fora dos horários de pico, causando uma diluição", afirma a TAM no balanço.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e leasing de aeronaves (Ebitdar, na sigla em inglês) somou 975,2 milhões de reais nos três meses encerrados em setembro, salto sobre os 347,9 milhões de reais na comparação anual.

A margem passou de 14,6 para 33,2 por cento.

Enquanto isso, as despesas totais com serviços prestados e operacionais recuaram 3,3 por cento no período, para 2,25 bilhões de reais.

Custos com manutenção e reparos recuaram 4,8 por cento, para 132,8 milhões de reais. Segundo o presidente-executivo da TAM Linhas Aéreas, Líbano Barroso, "o principal item de manutenção de aeronave é motor e esse custo é por ciclos.

Ao conseguirmos etapas mais longas com mesmo número de ciclos, isso dá um ganho de escala", afirmou o executivo em teleconferência com analistas.

"Estamos revendo todas as despesas consideradas fixas ou semi-fixas, renegociando contratos".

Na semana passada, a rival mais próxima, Gol, anunciou lucro líquido de 110 milhões de reais para o terceiro trimestre, crescimento de 41,2 por cento na comparação anual.

Às 12h37, as ações da TAM exibiam leve alta de 0,07 por cento, enquanto as da Gol mostravam queda de 2,67 por cento e o Ibovespa recuava 0,91 por cento.

OFERTA MAIOR E MAIS JATOS

Segundo Barroso, a TAM deve aumentar sua oferta de assentos em 2011 entre 7,5 e 9 por cento, sendo 8 a 9 por cento no mercado doméstico e 10 a 11 por cento no mercado internacional.

Para o quarto trimestre e início do próximo ano, a empresa está registrando "booking (reservas) forte para a alta estação. Estamos confiantes em taxa de ocupação (de aeronaves) no internacional, até o Carnaval, acima de 80 por cento e doméstico variando em torno de 70 por cento".

O executivo afirmou ainda que a TAM vai substituir os cinco aviões turboélice ATR 42 da unidade regional Pantanal por jatos com capacidade para entre 100 e 150 passageiros.

A discussão, no entanto, segue em torno do fornecedor. "Vamos iniciar 2012 substituindo os ATRs por jatos", disse Barroso, acrescentando que os aparelhos serão utilizados em voos com duração entre 1 e 1,5 hora.

Fonte:REUTERS-Por: Alberto Alerigi Jr.


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