17/11/2010

Alemanha aumenta seguranca em aeroportos e trens

Com receio de ataques, Alemanha aumenta seguranca em aeroportos e trens

Medidas de segurança incluem maior fiscalização em aeroportos

O governo da Alemanha anunciou um reforço das medidas de segurança em aeroportos e estações de trem por causa de "indicações concretas" de ataques ao país que estariam sendo planejados para o fim de novembro.

Em coletiva de imprensa em Berlim, o ministro do Interior, Thomas de Maiziere, disse que a polícia federal alemã deve aumentar a vigilância nesses locais, em prevenção contra possíveis ataques.

Segundo o ministro, a Alemanha obteve - de um país não informado - indicações de que "esforços contínuos" estariam sendo feitos por extremistas islâmicos para alvejar o país.

De Maiziere afirmou ainda que o plano de segurança permaneceria em vigor "até segunda ordem".

"Há motivos para preocupação, mas não para histeria", disse o ministro.

Conexão com o Iêmen

O ministro disse que a Alemanha foi informada sobre o suposto plano depois que dois pacotes-bomba enviados do Iêmen com destino aos Estados Unidos foram interceptados, no fim do mês passado.

Segundo o ministro, um dos pacotes passou pela cidade alemã de Colônia, antes de ser interceptado na Grã-Bretanha.

O correspondente da BBC em Berlim Stephen Evans afirma que, um mês atrás, quando os pacotes foram interceptados, o governo alemão descartou os alertas americanos de possíveis ataques.

Nesta quarta-feira, porém, De Maziere disse que a descoberta sobre o plano do Iêmen indica "a adaptabilidade e a persistência dos terroristas em perseguir seus objetivos".

O ministro afirmou que "a Alemanha não permitirá que o terrorismo internacional cause constrangimentos ao nosso modo de vida e à nossa cultura liberal".

O ministro disse ainda que algumas das medidas de reforço de segurança seriam visíveis e outras, não.

No ano passado, o caso de 12 militantes islâmicos de origem alemã que desapareceram de Hamburgo e reapareceram no Norte do Paquistão aumentou as suspeitas de que há centros extremistas em países europeus.


Fonte:BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação