17/11/2010

China anuncia encomendas de sua mais nova aeronave C919 no Zhuhai Airshow 2010

China anuncia encomendas de sua mais nova aeronave C919 no Zhuhai Airshow 2010

Na Airshow China 2010, a COMAC exibiu um modelo de tamanho real do C919, de 168 poltronas e que mede 17 metros de comprimento, 5,6 metros de altura e 3,96 metros de largura. (Foto: AP Photo/Kin Cheung)

A Companhia de Aeronaves Comerciais da China (COMAC, em inglês), disse nesta terça-feira que recebeu pedidos da Air China e de outras cinco companhias aéreas chinesas e estrangeiras para 100 aviões C919, ‘jumbo’ que está sendo desenvolvido pelo país asiático.

Os acordos foram assinados entre a COMAC e a Air China, China Southern Airlines, China Eastern Airlines, Hainan Airlines, CDB Leasing e GE Capital Aviation Services (GECAS), na ocasião da Airshow China 2010, aberta nesta terça-feira na cidade de Zhuhai, Província de Guangdong, no sul do país asiático.

O C919, que já conta com uma carteira de 100 pedidos, tem voo inaugural previsto para 2014 e entrega das primeiras unidade lá para 2016.

A China está desenvolvendo e vai produzir localmente um avião comercial com capacidade para 150 passageiros, destinado a um segmento ocupado pelos conhecidos A320 (Airbus) e B737 (Boeing).

O aparelho, designado C919, foi apresentado em Zhuahi e será produzido pela Commercial Aircraft Corporation of China (Comac), sendo equipado com motores fornecidos pela General Electric e os franceses da Safran.

Há dois anos e meio, a China criou a COMAC, a primeira fabricante nacional de aviões de passageiros que concorrerá com os dois monopolistas do mercado: Boeing e Airbus.

Embora o valor dos contratos não tenha sido revelado, Zhang Qingwei, presidente da COMAC, disse que os pedidos criram uma sólida base para um maior desenvolvimento do C919.

O moderno cockpit do novo jato comercial chinês C919 apresentando durante o Zhuhay Airshow China 2010.

Zhang disse que o projeto de design para o C919, aeronave de único corredor, deverá terminar até o fim deste ano, e os voos experimentais deverão começar em 2014.

Segundo ele, as aeronaves acabadas começarão a ser entregadas em 2016, após o avião fabricado pela COMAC receber certificação de aeronavegabilidade.

Fonte: Cavok

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