Caça F-35C e o EMALS demonstram juntos o início da aviação naval do futuro
Testar o F-35C no EMALS proporcionou uma oportunidade antecipada para avaliar os riscos técnicos e começou o processo para integrar o jato de caça Joint Strike Fighter que será operado no porta-aviões com o futuro sistema de lançamento da frota de porta-aviões da Marinha dos EUA.
“O vôo de teste correu bem”, disse o tenente da Marinha e piloto de testes Christopher Tabert. “A sensação é a mesma de ser lançado por uma catapulta a vapor, nos testes que fizemos neste verão [no F-35C]. Foi uma honra para mim realizar uma pequena parte do programa com o lançamento de hoje.”
No trimestre passado, a equipe de teste do F-35C completou mais de 50 lançamentos de catapulta a vapor para realizar uma vistoria inicial estrutural e coletar dados sobre a ingestão de vapor. Os dados de ingestão vapor produziram resultados precisos, permitindo uma redução no número de lançamentos de teste em quatro.
Juntamente com os dados de lançamento a vapor, o teste de lançamento com o EMALS também fornecu informações para o Ministério de Defesa do Reino Unido, pois a nova classe de porta-aviões do Reino Unido, a Queen Elizabeth, virá equipada com o EMALS.
Nos últimos 12 meses, a equipe lançou com o EMALS um Goshawk T-45, um E-2D Advanced Hawkeye, um C-2A Greyhound e diversas aeronaves F/A-18 com e sem armas.
Tanto o EMALS como o F-35C estão atualmente em teste e avaliação, e representam importantes saltos tecnológicos da atual frota da Marinha. O EMALS está definido para ser instalado no futuro porta-aviões USS Gerald R. Ford (CVN 78).
“Que grande maneira de pontuar o ano de eventos do Centenário da Aviação Naval”, disse Kathy Donnelly, executivo sênior para o lançamento, recuperação, e engenharia de equipamentos de apoio de aeronaves em Lakehurst. “Nossa equipe está preparando hoje o caminho para os próximos cem anos.”
O modelo F-35C do Joint Strike Fighter é diferente dos modelos F-35A e F-35B por possuir uma maior superfícies alar e ter o trem de pouso reforçado para resistir as operações de catapulta e os impactos dos pousos a bordo do porta-aviões. Os testes inicias do F-35C a bordo de um porta-aviões estão previstos para começar em 2013.
O porta-aviões CVN 78 está mais do que 30 por cento completo, com alguns componentes de produção do EMALS já entregues no estaleiro para manter o cronograma de entrega de 2015.
Fonte & foto:Cavok/Vídeo:NAVAIRSYSCOM-via:Youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação