29/11/2011

Caça F-35C e o EMALS demonstram juntos o início da aviação naval do futuro


Caça F-35C e o EMALS demonstram juntos o início da aviação naval do futuro

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/11/F-35C-CF-03-launch-electromagnetic-launch-system-CVN-78.jpg

A Marinha demonstrou antecipadamente a integração futura da aviação naval no dia 18 de novembro, quando lançou a aeronave de teste F-35C (CF-3) com o seu novo sistema de lançamento eletromagnético de aeronaves (EMALS) na Base Conjunta de McGuire-Dix-Lakehurst, New Jersey.



Testar o F-35C no EMALS proporcionou uma oportunidade antecipada para avaliar os riscos técnicos e começou o processo para integrar o jato de caça Joint Strike Fighter que será operado no porta-aviões com o futuro sistema de lançamento da frota de porta-aviões da Marinha dos EUA.

“O vôo de teste correu bem”, disse o tenente da Marinha e piloto de testes Christopher Tabert. “A sensação é a mesma de ser lançado por uma catapulta a vapor, nos testes que fizemos neste verão [no F-35C]. Foi uma honra para mim realizar uma pequena parte do programa com o lançamento de hoje.”

No trimestre passado, a equipe de teste do F-35C completou mais de 50 lançamentos de catapulta a vapor para realizar uma vistoria inicial estrutural e coletar dados sobre a ingestão de vapor. Os dados de ingestão vapor produziram resultados precisos, permitindo uma redução no número de lançamentos de teste em quatro.

Juntamente com os dados de lançamento a vapor, o teste de lançamento com o EMALS também fornecu informações para o Ministério de Defesa do Reino Unido, pois a nova classe de porta-aviões do Reino Unido, a Queen Elizabeth, virá equipada com o EMALS.

Nos últimos 12 meses, a equipe lançou com o EMALS um Goshawk T-45, um E-2D Advanced Hawkeye, um C-2A Greyhound e diversas aeronaves F/A-18 com e sem armas.

Tanto o EMALS como o F-35C estão atualmente em teste e avaliação, e representam importantes saltos tecnológicos da atual frota da Marinha. O EMALS está definido para ser instalado no futuro porta-aviões USS Gerald R. Ford (CVN 78).

“Que grande maneira de pontuar o ano de eventos do Centenário da Aviação Naval”, disse Kathy Donnelly, executivo sênior para o lançamento, recuperação, e engenharia de equipamentos de apoio de aeronaves em Lakehurst. “Nossa equipe está preparando hoje o caminho para os próximos cem anos.”

O modelo F-35C do Joint Strike Fighter é diferente dos modelos F-35A e F-35B por possuir uma maior superfícies alar e ter o trem de pouso reforçado para resistir as operações de catapulta e os impactos dos pousos a bordo do porta-aviões. Os testes inicias do F-35C a bordo de um porta-aviões estão previstos para começar em 2013.

O porta-aviões CVN 78 está mais do que 30 por cento completo, com alguns componentes de produção do EMALS já entregues no estaleiro para manter o cronograma de entrega de 2015.


Fonte & foto:Cavok/Vídeo:-via:Youtube.com

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